O Santuário de Fátima vai estar unido ao Papa Francisco na oração do Rosário pela paz no mundo, na próxima esta terça-feira, 31 de Maio, anunciou hoje a instituição.

A oração do rosário, que em Fátima acontecerá na Capelinha das Aparições, irá ser rezada em Roma pelo Papa, na Basílica de Santa Maria Maior, perante a Imagem de Nossa Senhora, Rainha da Paz, a partir das 17:00 portuguesas.

O Rosário pela paz, dinamizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE), congregará diferentes santuários internacionais e o momento será transmitido no canal oficial do Vaticano (www.vaticannews.va) e nas redes sociais do Santuário de Fátima.

“No final do mês mariano, o Papa Francisco deseja oferecer um sinal de esperança ao mundo, que sofre com o conflito na Ucrânia e profundamente ferido pela violência dos muitos teatros de guerra ainda activos”, lê-se na nota do CPPNE, na qual é proposto este momento de oração.

O Santuário de Fátima une-se, assim, uma vez mais, a Roma, “depois de outras iniciativas recentes, surgidas também a pedido do Papa”.

“A 13 de Maio de 2021, a Cova da Iria juntou-se a uma maratona de oração promovida pelo Santo Padre, durante o mês de Maio, com a recitação do terço pelo fim da pandemia, com uma intenção especial pelos reclusos detidos em todas as cadeias do mundo inteiro. A 30 de maio de 2020, Fátima foi um dos santuários marianos espalhados pelos cinco continentes que se juntou ao Papa Francisco na oração do Rosário para assinalar o mês de Maria e pedir a consolação de Nossa Senhora para enfrentar a pandemia provocada pela Covid-19”, recorda o santuário português na sua página na Internet.

Além do Santuário de Fátima, participarão na iniciativa de terça-feira, entre outros, templos na Ucrânia, Iraque, Síria e Bahrein.

“A estátua de Nossa Senhora, Rainha da Paz, perante a qual o Papa vai rezar, foi encomendado por Bento XV ao escultor Guido Galli, na época vice-diretor dos Museus do Vaticano, para pedir à Virgem o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918”, adianta uma nota do Santuário de Fátima, sublinhando que, em Roma, participarão na recitação crianças que receberam a Primeira Comunhão e Crisma nas últimas semanas, escuteiros e famílias da comunidade ucraniana da capital italiana.

“Como sinal de proximidade com os mais envolvidos na guerra que assola a Europa, foram convidados a rezarem as dezenas do Rosário: uma família ucraniana, pessoas ligadas às vítimas da guerra e um grupo de capelães militares”, acrescenta.

Em Fátima os mistérios serão rezados nas sete línguas oficiais do santuário, bem como em ucraniano e árabe, sendo a oração presidida pelo reitor, padre Carlos Cabecinhas.

Leia também...

Forças Armadas promovem sessão de divulgação em Abrantes

Cerca de duas centenas de alunos do 9º e do 12º ano do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes participaram esta quinta-feira, 9…

Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprova orçamento de 15ME para 2023

O orçamento da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) para 2023, aprovado terça-feira (dia 20) pela assembleia intermunicipal, cresce 22% em relação ao que…

Aeroporto: Santarém com capacidade para chegar aos 100 milhões de passageiros por ano

O projecto para um aeroporto em Santarém, chamado Magellan 500, prevê uma capacidade inicial de 10 milhões de passageiros por ano, permitindo expansão até…

Mostra do Turismo do Ribatejo ‘online’ até 31 de Julho

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) tem patente, ‘online’, uma Mostra do Turismo do Ribatejo, com 35 expositores e 233 produtos e…