A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou um plano de desenvolvimento do futebol feminino para os próximos cinco anos, com 1,2 milhões de euros para os clubes e uma formação de liderança feminina no desporto.

Em comunicado, o organismo anunciou que o plano terá um “forte enfoque” na Liga feminina da primeira divisão, e resulta de “um estudo em que foram ouvidos todos os clubes do campeonato e detectadas as oportunidades de melhoria”.

Entre as conclusões está a falta de condições de treino ideais, não só pelo número de sessões semanais, mas também pela falta de meios à disposição de jogadoras e equipas técnicas.

Assim, e já durante esta época e na próxima, a FPF “vai canalizar para os clubes cerca de 1,2 milhões de euros”, verba associada ao “compromisso com o desenvolvimento”, nomeadamente através do investimento na qualificação de treinadores e na criação de mais equipas de formação.

Os apoios vão ser atribuídos mediante a participação, o número de equipas nas camadas jovens e a qualificação das equipas técnicas, além de que a FPF passa a pagar, integralmente, “as deslocações em Portugal continental das 12 equipas”.

“É preocupação da FPF promover um maior equilíbrio entre os clubes que participam na Liga, aumentando assim a competitividade e o desenvolvimento das jogadoras”, pode ler-se no documento.

Actualmente, o recém-promovido Benfica lidera o campeonato com 11 vitórias em 11 possíveis, com 74 golos marcados e apenas um sofrido, seguido do Sporting, com uma derrota e uma diferença de golos de +48.

Na outra ponta da tabela, o A-dos-Francos ainda não somou qualquer ponto e apontou apenas sete golos, contra 105 sofridos.

O plano contempla ainda a formação de liderança feminina no desporto da federação, que foi lançada na segunda-feira no âmbito da ‘Portugal Football School’ e que vai decorrer entre Fevereiro e Julho de 2020.

Esta formação é dirigida “a gestoras e dirigentes com experiência nas confederações, federações nacionais, ligas ou clubes”, além de “todas aquelas que aspiram assumir funções de liderança e gestão” no desporto.

Foto ilustrativa

Leia também...

Correio do Ribatejo oferece bilhetes para jogo da UDS contra o Fátima

Concurso Fechado! O Correio do Ribatejo oferece dez ingressos para o terceiro jogo da União Desportiva de Santarém nos Campeonatos Nacionais, que se disputa…

José de Sousa cai nos oitavos de final do Mundial de dardos

O ribatejano José de Sousa, natural de Vale de Cavalos, concelho da Chamusca, foi eliminado nos oitavos de final do Campeonato Mundial de Dardos,…

Jovens de Ourém em grande na final do Dance Open América Grand Prix

Quatro alunos do ensino artístico especializado em dança da Arabesque – Academia de Dança, de Ourém, participaram entre os dias 11 e 14 de…

Só deu Mafra

A União Desportiva de Santarém perdeu este domingo, em casa, frente ao Mafra, por 2-1, numa partida de sentido único e que teve um…