O FeedInov Colab, em parceria com a EntoGreen e a APPACDM Santarém, anuncia uma iniciativa inovadora para celebrar o “Dia Nacional da Cultura Científica” em Santarém. Este evento exclusivo a nível nacional para este público, decorre no dia 24 de Novembro de 2023 às 10h30, e inclui uma ação de formação intitulada “Os Insectos: O Alimento do Futuro”, destinada a 24 formandos da APPACDM, com idades entre os 17 e 51 anos.
Santarém: Capital Inovadora na Produção de Insetos
A ação visa despertar o interesse prático dos formandos da APPACDM para a produção de insetos e alinhar-se aos objetivos profissionalizantes dos cursos oferecidos pela organização. Ao mesmo tempo, reforça a posição de Santarém como a capital inovadora na produção de insetos.
Ação Inovadora: Integração e Sustentabilidade Social
Realizada nas instalações da APPACDM Santarém, a ação de 24/nov tem como objetivo consciencializar e integrar com conhecimentos muito práticos esta comunidade no setor de produção de insetos. A escolha estratégica da APPACDM como local do evento, e para o seu público-alvo, refletem o compromisso do FeedInov com valores de responsabilidade social. Ao unir forças com a EntoGreen e a APPACDM Santarém, o FeedInov Colab reforça a sua liderança nas iniciativas de transferência de conhecimento científico e inovação no setor pecuário, distinguindo este evento como a única atividade de ciência a realizar-se nesta data, em Portugal, e dedicada exclusivamente a cidadãos com deficiência mental.
Envolvimento Significativo da APPACDM Santarém
É crucial destacar que a APPACDM de Santarém desempenha um papel vital ao fornecer apoio a 500 utentes, representando uma parcela significativa do universo nacional de cerca de 7 mil cidadãos diretamente apoiados por esta entidade. Este número não apenas sublinha a amplitude do alcance da APPACDM, mas também destaca a magnitude do trabalho que é necessário desenvolver em Portugal no contexto da inclusão. O esforço e o impacto positivo desta instituição na vida de tantas pessoas são verdadeiramente notáveis, refletindo o compromisso profundo com a promoção da inclusão e bem-estar em Santarém e no país.
Destaque para a Sustentabilidade Tripla
A iniciativa destaca o setor de produção de insetos em Santarém como um modelo de sustentabilidade nos três eixos fundamentais: social, económica e ambiental. Além de proporcionar conhecimentos práticos e teóricos sobre a produção de insetos, o evento reforça o compromisso de Santarém em liderar o desenvolvimento de um setor sustentável e inclusivo, assim como promover a diversidade e a cultura científica junto do todos.