Ana Catarina Mendes, Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, esteve no dia 2 de Julho de visita ao distrito de Santarém. A líder parlamentar reuniu com a direcção da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, onde teve a oportunidade de conhecer o tecido económico da região, as suas problemáticas, bem como o parecer da associação quanto à sua resolução.

O objectivo da visita passou pelo balanço e avaliação do ponto de situação do impacto da governação socialista no território. Ana Catarina Mendes, a presidente do Grupo Parlamentar do PS, foi recebida na sede da NERSANT em Torres Novas, onde a esperava a comitiva de empresários que integram a direcção da NERSANT, liderada pelo seu presidente, Domingos Chambel.

Na reunião, o presidente da direcção começou por dar a conhecer o tecido empresarial da região, apontando a “heterogeneidade da economia ribatejana – a Lezíria do Tejo mais focada no sector agro-alimentar e o Médio Tejo, nos serviços – que tornou esta região mais resistente à crise económica provocado pela pandemia Covid-19”. “Se no Médio Tejo houve uma redução das exportações, a Lezíria do Tejo, com o seu potencial agro-alimentar, aumentou as exportações durante a pandemia, o que resultou na redução total das exportações regionais em 6,56%, metade da média nacional”, fez saber Domingos Chambel.

O presidente da direcção referiu ainda que a NERSANT tem vindo a acompanhar a evolução da actividade das empresas e a forma como estão a reagir à pandemia através do lançamento de inquéritos à actividade económica dos seus associados. Tendo em conta os dados do último inquérito, revelou Domingos Chambel, “a maioria das empresas associadas não está em lay-off e prevê manter postos de trabalho”.

PUBLICIDADE

Quanto aos maiores problemas da região e que devem carecer de intervenção governativa, Domingos Chambel levantou, em primeiro lugar, dificuldades no âmbito das infra-estruturas e acessibilidades, nomeadamente com a Ponte da Chamusca, “problema que urge resolver”.

“É fundamental que se realize a ligação da A13, em Almeirim, ao IC3, junto a Vila Nova da Barquinha. A ausência desta ligação está a empurrar 900 camiões por dia para cima do tabuleiro da ponte da Chamusca, que não tem essa capacidade. Por outro lado, 400 camiões carregados de resíduos – muitos deles perigosos -, circulam na Nacional 118 e atravessam a malha urbana de Almeirim, Alpiarça e Chamusca, rumo ao Eco Parque do Relvão, na Carregueira, concelho da Chamusca, que recebe resíduos de todo o país. Esta ligação já esteve projectada, e agora, nem sequer está no Plano Nacional de Investimentos. É urgente revitalizar este investimento”, disse.

O líder da associação empresarial focou-se de seguida em algumas problemáticas com as quais o desenvolvimento económico se debate e que se relacionam em grande escala com o facto “de todos os concelhos do distrito, com excepção de dois, terem perdido população”, sendo, por isso, muito difícil encontrar mão-de-obra qualificada neste território.

“Mesmo antes da pandemia, já não tínhamos pessoal para trabalhar. No nosso plano estratégico, esta é uma das nossas prioridades: atrair população através da oferta de formação de excelência, em consonância com os interesses das empresas, com os privados a ter uma palavra na decisão dos cursos a ministrar”, fez saber o Presidente da direcção da NERSANT, acrescentando que este deve ser um projeto integrado “com um plano de mobilidade e com um plano habitacional. Só assim – com formação e mão-de-obra qualificada no território – conseguiremos que o Ribatejo seja a plataforma logística de excelência em Portugal. Temos todas as condições para isso: excelentes infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e até aéreas, com o aproveitamento do aeródromo de Tancos para o transporte de mercadorias”.

A presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, Ana Catarina Mendes, escutou todas as preocupações da direcção da NERSANT, tendo feito na reunião “um voto de empenhamento” para transmitir e trabalhar as necessidades das empresas e do território do Ribatejo, junto do Governo.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…