Foto de arquivo

A Câmara Municipal de Rio Maior decidiu suspender a Feira das Tasquinhas, após realizar uma reunião da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil na sequência das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) sobre a realização de eventos.

Em comunicado, o município de Rio Maior destaca que a Feira das Tasquinhas tinha iniciado na passada sexta-feira, 6 de Março, tendo à data reunido todas condições para que Rio Maior recebesse mais uma edição deste certame gastronómico.

Mas perante as recomendações da DGS, o executivo camarário tomou a decisão de suspender como forma de “precaução, evitando riscos desnecessários para todos os intervenientes do evento e potenciais visitantes”.

A Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil, composto por elementos da Câmara Municipal, GNR, Bombeiros, Cruz Vermelha, Juntas de Freguesia e pelo Delegado de Saúde, reuniu extraordinariamente de urgência e tomou esta decisão por unanimidade, tendo sido salientado por todos os presentes a indispensabilidade da tomada desta difícil posição, face à situação geral verificada no país.

O Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, afirmou nesta reunião que “esta decisão, sendo difícil e prejudicando economicamente todos os expositores e associações presentes nas Tasquinhas de Rio Maior, e causando incómodos para todos aqueles que já tinham planeado os tradicionais encontros com amigos e familiares neste certame, mas não deve ser vista com alarmismo, mas sim como uma decisão que tem por base o bom senso e a responsabilidade de zelar pelos melhores interesses do Concelho e de quem nos visita”.

Foi realizada uma posterior reunião com representantes da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior e das associações locais presentes no certame, a quem foi dado conhecimento da decisão, tendo as mesmas unanimemente concordado com a difícil decisão tomada.

Foi igualmente acordado que, caso exista uma evolução positiva da situação epidemiológica no combate ao COVID-19, as Tasquinhas de Rio Maior 2020 poderão voltar a abrir portas em data a divulgar posteriormente, mantendo-se até lá todas as infraestruturas que acolhem a feira prontas para serem reactivadas.

A Câmara Municipal de Rio Maior está agora a equacionar quais os mecanismos, financeiros e outros, que poderá vir a utilizar para apoiar o movimento associativo presente neste certame a fazer face aos investimentos realizados e perdas que, naturalmente se vão verificar.

Leia também...
Foto de Arquivo

Três homens detidos por tráfico de droga no Cartaxo

Três homens foram detidos por serem suspeitos de prática do crime de…

VÍDEO | Politécnico de Santarém assinala 39 anos com sessão solene

O Instituto Politécnico de Santarém assinalou, hoje, os seus 39 anos de…
Imagem ilustrativa

Cinco corporações de Santarém aderiram ao protesto da Liga

O vice-presidente técnico da Federação Distrital dos Bombeiros de Santarém, Adelino Gomes,…

Uma morte e um novo caso registado nas últimas 24 horas no distrito de Santarém

Uma morte e um novo caso positivo de covid-19 foram registados nas…