Foto de arquivo
Foto de arquivo

É com “ansiedade e expectativa” que se assinala o regresso da Feira Mostra de Mação, de 29 de junho a 03 de julho, após dois anos de pandemia, momento de festa em comunidade, mas também de estreias e inaugurações.

Durante cinco dias, a Feira Mostra de Mação, no distrito de Santarém, vai receber espectáculos musicais, mostras gastronómicas e de artesanato, representantes da dinâmica económica, social, cultural e empresarial, inaugurar as piscinas descobertas requalificadas, um investimento de 600 mil euros, e abrir ao público o espaço Arqueosocial, ligado à arqueologia e à pré-história, com a autarquia a aproveitar ainda o momento festivo para apresentar publicamente a Carta Cultural do Concelho. 

“Efectivamente é com alguma ansiedade e expectativa que retomamos a Feira Mostra, pensamos ter um cartaz bom, diversificado, e que poderá assegurar uma presença significativa de pessoas, por um lado, e, por outro lado, pondo em destaque a nossa gastronomia, os nossos restaurantes e as associações, que vão trazer muitos pratos tradicionais do concelho de Mação e que são uma grande âncora da nossa feira, com milhares de pessoas que vão propositadamente para jantar, para provar os nossos pratos típicos, e uma vez mais está assegurada a qualidade e a diversidade também sobre esse ponto de vista”, disse Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação.

Tendo feito notar que a Feira Mostra, evento anual realizado pela Câmara de Mação, é um “momento de encontros e reencontros” e uma “festa de amizades e de afectos”, Vasco Estrela destacou como “não menos importante, o extraordinário apoio e colaboração de mais de duas dezenas de associações que colaboram” na realização do evento, “seja ao nível da restauração, seja ao nível das actividades culturais e desportivas que vão dinamizar ao longo dos cinco dias para que as pessoas se possam divertir”.

A Feira Mostra de Mação vai ser o momento para proceder à inauguração do Parque Arqueosocial do projecto Andakatu, no dia 01 de julho, no Alto do Calvário, um parque que pretende incentivar experiências de campo na área da Pré-história e dos saberes tradicionais e que representou um investimento na ordem dos 70 mil euros.

“O Parque Arqueosocial é um projeto apoiado pelo programa Inovação Social, muito direcionado para a parte cultural e educacional, promovido pelo Museu de Arte Pré-Histórica, Instituto Terra e Memória, e Instituto Politécnico de Tomar, e que pretende retratar o modo de vida do paleolítico naquele local, pelo que vamos ter a representação dessa forma de viver, com as cabanas onde os nossos antepassados longínquos viviam e a forma como os mesmos e como a comunidade se organizava”, explanou o autarca.

Por outro lado, continuou, “as piscinas descobertas vão ser inauguradas”, com um investimento da Câmara Municipal de Mação “superior a cerca de 600 mil euros” num “edifício que tem uma estrutura emblemática do concelho”, e que foi alvo de requalificação.

“A piscina tem 51 anos e a partir de dia 01 de julho ficará disponível, e, embora a abertura oficial do espaço para as pessoas seja no dia 05 de julho, na sexta-feira é a sua inauguração por forma a que o concelho tenha mais um motivo de atratividade, nomeadamente no verão, para a aventura, para o lazer, e para que as pessoas possam desfrutar”, salientou.

Por fim, e ainda na sexta-feira, será lançada a Carta Cultural de Mação, um “projeto iniciado em 2019, com fundo de recolha de histórias, de lendas, de costumes, de usos, e tradições, recolhidas junto de mais de 300 pessoas” do concelho.

“Digamos que é um retrato indireto dos usos e costumes das tradições do nosso concelho e ficamos a perceber um bocadinho melhor a nossa história, as formas de viver, e vamos ficar surpreendidos com as diferenças que existem nestes 400 km quadrados de território, tal é a diversidade que existe. Um pouco a exemplo que foi a nossa Carta Gastronómica, este será mais um documento e um testemunho para a posteridade e para que as pessoas possam perceber realmente de onde viemos e o que somos”, afirmou Estrela.

Representando um investimento na ordem dos 130 mil euros, a Feira Mostra de Mação principia na quarta-feira, dia 29 de junho, e estende-se até 03 de julho, com a presença de 81 expositores, 20 dos quais dedicados ao artesanato, seis espaços de restauração, e a 22ª edição da Feira do livro, com destaque para os autores locais.

O programa musical inclui nomes como Vox Populi, Orquestra 12 de Abril com Luís Represas, Xutos & Pontapés, Marco Rodrigues, Beatbombers, Ana Malhoa e Avô Cantigas, a par de grupos do concelho de Mação.

“Acho que estão reunidas as condições para que as pessoas venham ao nosso concelho e se sintam bem, evidentemente aqueles que são naturais de Mação e que por circunstâncias da vida aqui não residem, mas que têm esta terra no seu coração, possam vir e ter orgulho na feira que vamos levar por diante”, concluiu o autarca.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…