Fenómeno “muito extremo” em Fazendas de Almeirim danificou telhados e barracões

O “fenómeno muito extremo” que atingiu na terça-feira, 26 de Maio, a povoação de Fazendas de Almeirim, no concelho de Almeirim, provocou “alguns danos” nos telhados de cinco habitações e danificou seis barracões.

Pedro Ribeiro, presidente do município de Almeirim, refere que ele próprio foi apanhado por uma escuridão súbita, queda de pingos grossos de chuva que rapidamente pareciam “pedras” e uma descida abrupta da temperatura, que o obrigaram a parar na estrada quando fazia a habitual ronda pelo concelho ao fim do dia.

PUBLICIDADE

A situação ocorreu pouco depois das 19h00, tendo arrancado algumas árvores e postes de electricidade, um dos quais ficou dobrado pela força do vento, disse, adiantando que ocorreu fora do núcleo urbano da povoação.

Fenómeno de vento extremo provoca danos materiais em Fazendas de Almeirim

A vila de Fazendas de Almeirim viveu ao final da tarde desta terça-feira, 26 de Maio, um fenómeno extremo de vento que provocou danos materiais em cinco habitações numa zona restrita da localidade.O fenómeno meteorológico ocorreu por volta das 19h00 e causou danos compatíveis com downburst intenso ou tornado, que foi de curta duração e muito localizada, em quatro ou cinco ruas de Fazendas de Almeirim, no concelho de Almeirim.

Gepostet von Correio do Ribatejo am Dienstag, 26. Mai 2020

O autarca confirmou que da ocorrência não resultaram feridos nem desalojados. Pedro Ribeiro afirmou que, passada meia hora, o calor já se fazia sentir de novo e a água evaporou rapidamente. Quando regressou a Almeirim, a cerca de 10 quilómetros, verificou que ali não tinha chovido e que a temperatura era de 34 graus, mais 12 do que os que registou no carro no momento da ocorrência.

Pedro Ribeiro, presidente do município de Almeirim, referiu ao Correio do Ribatejo que os prejuízos ascendem aos milhares de euros.

O fenómeno, que segundo alguns especialistas pode tratar-se de um ‘downburst‘, cria ventos “em linha reta” e que por vezes atingem velocidades “incríveis” localmente.

Na informação prestada na terça-feira à noite, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém afirmou ter-se tratado de uma “situação de muito curta duração e muito localizada” em quatro ou cinco ruas de Fazendas de Almeirim.

“Foi uma situação de um fenómeno extremo de vento que causou danos em estruturas de cinco habitações, nomeadamente coberturas e telhados, afectando também a rede eléctrica e da PT, e a queda de algumas árvores”, referiu a mesma fonte.

No local estiveram os bombeiros de Almeirim e a GNR.

Notícias relacionadas

Fenómeno extremo de vento arranca árvores e provoca danos em habitações em Fazendas de Almeirim

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS



Comentários