A centenária Praça de Toiros “Palha Blanco” foi o cenário escolhido pela Câmara Municipal de Vila Franca para a apresentação da edição comemorativa do 90.º aniversário das tradicionais Festas do Colete Encarnado – “A festa da tradição e da modernidade, para exaltar o campo à cidade, que é também a festa da família e dos jovens”, como afirmou Fernando Ferreira, presidente da autarquia vilafranquense, ao anunciar as maiores Festas de sempre, com o conceito “90 anos, 90 dias, 90 horas”.

Ao longo de três meses, Vila Franca de Xira receberá noites de tertúlia, colóquios, visitas, exposições, filmes, demonstrações de toureio e da arte de pegar, animação musical e iniciativas destinadas a crianças e a adultos, assim como a tradicional corrida de toiros do Colete Encarnado.

Toda a oferta cultural resulta de uma parceria da Câmara Municipal com a Junta de Freguesia de Vila Franca, as Tertúlias do Concelho, o Clube Taurino, o Clube Vilafranquense, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, o Ateneu Artístico Vilafranquense, a Escola de Toureio “José Falcão”, a Tauroleve, Lda., a Paróquia de Vila Franca de Xira, a Comissão de Festas do Senhor Jesus da Boa Morte, a associação Sevilhanas.com e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Franca de Xira.

A Semana da Cultura Tauromáquica, que vai decorrer de 2 a 10 de Abril, será o mote destes 90 dias, seguindo-se as Festas do Colete Encarnado 2022, que nesta edição apresenta mais um dia na sua programação. Aos três tradicionais dias do evento é acrescentada a quinta-feira, 30 de Junho, para proporcionar aos locais e visitantes 90 horas de diversos momentos festivos.

Para eternizar este aniversário, a espera de toiros do dia 3 de Julho incluirá uma Passagem de Toiros e Campinos pela Ponte Marechal Carmona, evocando o que se fazia no passado, naquele que será um momento único na história do Colete Encarnado. Nesta festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo, as esperas, as largadas, as corridas de toiros, os espectáculos musicais e a hospitalidade das Tertúlias atraem milhares de pessoas para as ruas de Vila Franca de Xira.

A homenagem ao Campino, figura emblemática do Ribatejo e principal cartaz do evento, decorre na tarde de sábado, dia 2 de Julho, e pretende valorizar o papel deste trabalhador do campo e a sua importância nas tradições e cultura tauromáquica vila-franquense. Este é o ponto mais alto das Festas do Colete Encarnado, que reúne campinos e população no Largo da Câmara Municipal, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento ao Campino. Nesta edição, o campino a homenagear é Joaquim Rodrigues da Silva Salvaterra, ao qual será entregue o Pampilho de Honra, um tributo póstumo a José Carlos Semeador.

Leia também...

“Praça Maior” – Missão Cumprida com Distinção!

Ecos do Burladero.

“El Juli” na Monumental Celestino Graça em Santarém

A Associação “Praça Maior” anunciou no passado Dia de Reis a presença…

Praça de Coruche é “Clean & Safe”

Foi atribuído à Associação “Nossa Praça”, gestora da praça de toiros de…

Grupo de ex-Forcados apresenta cartéis da temporada na Praça Celestino Graça

A Associação Praça Maior, composta por oito ex-forcados, apresentou este sábado, 26…