A cidade de Vila Franca de Xira acolhe de 30 de Junho a 2 de Julho a 91.ª edição das Festas do Colete Encarnado, um evento que exalta o toiro, o cavalo, o campino, a tauromaquia e a cultura tradicional ribatejana. “Esta festa única no contexto da Área Metropolitana de Lisboa alia a história e as tradições populares, com uma animação cultural eclética e marcante, sendo uma das maiores e mais emblemáticas festas do Ribatejo, unindo gerações num convívio animado e tolerante”, lê-se numa nota introdutória ao evento assinada por Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

O autarca refere, igualmente, que uma das novidades da edição deste ano é o “reforço da organização do desenho dos festejos ao longo de todo eixo central de Vila Franca de Xira, que será fechado ao trânsito em maiores períodos de tempo, com palcos e espaços de animação espalhados pela cidade”.

À semelhança de edições anteriores, as Festas do Colete Encarnado vão levar ao município de Vila Franca de Xira largadas e corridas de toiros, animação musical, convívios nas tertúlias, festa da sardinha assada, ‘street food’ e fogo-de-artifício.

Um dos momentos mais relevantes da Festa acontece no dia 1 de Julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no Largo do Município, durante a tarde, após o que se segue um desfile de cavaleiros e amazonas. 

A autarquia informa que vai disponibilizar transportes gratuitos e dedicados ao Colete Encarnado entre as 17 e as 5 horas, com partida (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca e Alhandra, sempre junto de zonas com grandes estacionamentos, para evitar o movimento de viaturas automóveis na Cidade, uma vez que muitas artérias irão estar encerradas ao trânsito.

A animação popular e o espírito de celebração das tradições ribatejanas serão uma constante nestas festas populares que estão a caminho do reconhecimento como património nacional imaterial.

Leia também...

E o mar aqui tão perto…

Santarém – 10 de Junho de 2022 – 17 Horas. Corrida à…

Campo Pequeno tem de semear futuro…

É comum entre os aficionados portugueses discutir-se a actualidade da tauromaquia nacional…

O Valor da Solidariedade!

A Tauromaquia – aqui entendida não como o espectáculo que tanto nos…
Foto: João Carrilho

Um espectáculo diferente, pois Bastinhas também foi diferente!

Doze cavaleiros em praça prestaram homenagem à memória de Joaquim Bastinhas –…