É já nos dias 12, 13 e 14 de abril que que se realiza mais uma ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja.

O evento, sempre em meados de abril, é já uma tradição em toda a região e afirma-se como a festa do vinho mais castiça do país. A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A décima quinta edição da ÁVINHO, que irá celebrar os excelentes néctares da colheita 2018, prossegue a aposta na renovada imagem gráfica, refrescando o conceito da iniciativa e projectando-a para a captação de novos públicos.

Em complemento das adegas, onde os produtores locais abrem as portas a todo o público, a ÁVINHO 2019 receberá os visitantes com stands modernos e acolhedores onde não faltarão deliciosos doces e petiscos, ao longo das ruas do evento.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos da dezena e meia de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz o cantor popular Quim Barreiros, na sexta-feira às 24h00, e o grupo HMB, no sábado também à meia-noite. Refira-se que, devido a uma intervenção cirúrgica, a cantora Rosinha, anunciada para o primeiro dia do evento, ficou impossibilitada de realizar esse concerto. Assim, dia 12 na Ávinho 2019 atuará o artista Quim Barreiros.

Além da constante animação com bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na sexta à noite, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atractivo da festa. Recorde-se que todas as actividades da Ávinho têm entrada livre.

O programa do evento terá início, no dia 12, na Biblioteca Municipal Grandella que abrirá as portas da sua galeria, às 16h30, com a exposição “Art’ e Vinho”, composta por escultura ambiental de Ana Paula Amadeu e vídeo de Beatriz Cachulo.

O arranque oficial da Ávinho terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na cerimónia de inauguração será feito, em primeira mão, o anúncio dos vencedores do 37º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Na visita inaugural às ruas da ÁVINHO, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.

O serão começa com o fado amador nas adegas, a partir das 21h00, e prossegue com a actuação do consagrado artista popular Quim Barreiros, no Palco da República à meia-noite. A partir da uma e meia, as madrugadas de sexta-sábado e de sábado-domingo serão preenchidas com a música de vários DJs.

No sábado, a Associação Resgate TT associa-se à festa com um passeio de todo-o-terreno (informações pelo 912 454 822). Às 16h00, as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos grupos folclóricos do concelho de Azambuja. A partir das 18h00, o grupo Cantares de Sempre de Aveiras de Cima e mais três bandinhas continuarão a animar todo o espaço público do evento até à meia-noite, hora em que o popular grupo musical HMB sobe ao Palco da República, certamente, para um grande concerto!

No último dia, domingo, as portas das adegas reabrem-se às três da tarde para novas provas. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação etnográfica sobre o quotidiano de outros tempos intitulada “Dia das Sortes”, com a participação dos ranchos folclóricos das Casas do Povo de Aveiras de Cima e de Alcoentre, dos Camponeses de Vale do Brejo e o Danças e Cantares de Vale do Paraíso. Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima quinta edição da ÁVINHO.

Leia também...

Jéssica Pina, Beatbombers e Angélica Salvi na inauguração do Castelo de Ourém

A trompetista Jéssica Pina, a dupla de DJ Beatbombers e a harpista Angélica Salvi são algumas das propostas do programa cultural que assinala a…

“Mãe Coruja”, de Catarina Glam, na frente ribeirinha de Coruche

“Mãe Coruja”, da autoria da artista visual Catarina Glam, é o título da instalação artística que, inserida na Programação em Rede da Comunidade Intermunicipal…

Manter o legado vivo entre a História e o Património

O património das Misericórdias é um poderoso veículo de conhecimento e auto-conhecimento, tanto ao nível das instituições como das comunidades. Este espírito, sempre acompanhado…

“O património não é uma velharia. É condição de futuro”

Jorge Custódio, professor, arqueólogo, historiador e museólogo, é uma das figuras incontornáveis no estudo do Património e Museologia industriais e tem vindo, ao longo…