É já nos dias 12, 13 e 14 de abril que que se realiza mais uma ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja.

O evento, sempre em meados de abril, é já uma tradição em toda a região e afirma-se como a festa do vinho mais castiça do país. A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a “Associação Vila Museu do Vinho”, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

A décima quinta edição da ÁVINHO, que irá celebrar os excelentes néctares da colheita 2018, prossegue a aposta na renovada imagem gráfica, refrescando o conceito da iniciativa e projectando-a para a captação de novos públicos.

Em complemento das adegas, onde os produtores locais abrem as portas a todo o público, a ÁVINHO 2019 receberá os visitantes com stands modernos e acolhedores onde não faltarão deliciosos doces e petiscos, ao longo das ruas do evento.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos da dezena e meia de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

A nível musical, a edição deste ano terá como cabeças de cartaz o cantor popular Quim Barreiros, na sexta-feira às 24h00, e o grupo HMB, no sábado também à meia-noite. Refira-se que, devido a uma intervenção cirúrgica, a cantora Rosinha, anunciada para o primeiro dia do evento, ficou impossibilitada de realizar esse concerto. Assim, dia 12 na Ávinho 2019 atuará o artista Quim Barreiros.

Além da constante animação com bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na sexta à noite, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atractivo da festa. Recorde-se que todas as actividades da Ávinho têm entrada livre.

O programa do evento terá início, no dia 12, na Biblioteca Municipal Grandella que abrirá as portas da sua galeria, às 16h30, com a exposição “Art’ e Vinho”, composta por escultura ambiental de Ana Paula Amadeu e vídeo de Beatriz Cachulo.

O arranque oficial da Ávinho terá lugar às 18h00, na Praça da República. Na cerimónia de inauguração será feito, em primeira mão, o anúncio dos vencedores do 37º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Na visita inaugural às ruas da ÁVINHO, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.

O serão começa com o fado amador nas adegas, a partir das 21h00, e prossegue com a actuação do consagrado artista popular Quim Barreiros, no Palco da República à meia-noite. A partir da uma e meia, as madrugadas de sexta-sábado e de sábado-domingo serão preenchidas com a música de vários DJs.

No sábado, a Associação Resgate TT associa-se à festa com um passeio de todo-o-terreno (informações pelo 912 454 822). Às 16h00, as ruas de Aveiras de Cima são invadidas por centenas de visitantes para ver passar os grupos e carros alegóricos com a demonstração das diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna. Uma grande manifestação cultural com a participação dos diversos grupos folclóricos do concelho de Azambuja. A partir das 18h00, o grupo Cantares de Sempre de Aveiras de Cima e mais três bandinhas continuarão a animar todo o espaço público do evento até à meia-noite, hora em que o popular grupo musical HMB sobe ao Palco da República, certamente, para um grande concerto!

No último dia, domingo, as portas das adegas reabrem-se às três da tarde para novas provas. Uma hora depois, o Largo da República volta a atrair as atenções, com uma recriação etnográfica sobre o quotidiano de outros tempos intitulada “Dia das Sortes”, com a participação dos ranchos folclóricos das Casas do Povo de Aveiras de Cima e de Alcoentre, dos Camponeses de Vale do Brejo e o Danças e Cantares de Vale do Paraíso. Pelas 18h00, a tradicional arruada da banda da Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima marcará o encerramento da décima quinta edição da ÁVINHO.

Leia também...

150 anos da Sociedade Filarmónica União Pedroguense contados em livro

A Câmara Municipal de Torres Novas vai lançar o livro sobre os…

João Gomes Moreira recordado esta noite pelos Amigos

O I Centenário de Nascimento de João Gomes Moreira que se cumpriu…

Museus e monumentos vão ter plataforma ‘online’ para reserva e compra de bilhetes

Os museus, palácios e monumentos nacionais vão ter uma plataforma ‘online’ onde…

Santarém em Cena evoca Bernardo Santareno e Mário Viegas

O teatro não é só a plateia onde nos sentamos e emocionamos…