As Festas de Abrantes regressam a partir de quinta-feira, e até 15 de Junho, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, representando um “sinal de optimismo” económico e social, segundo o presidente da Câmara Municipal.

“[É] muito importante para a nossa comunidade, porque a realização das Festas de Abrantes são um sinal de optimismo, são momentos de grande mudança na economia e na sociedade”, afirmou Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, na apresentação da iniciativa, que representa um investimento de cerca de 250 mil euros.

Os Quatro e Meia, Bárbara Bandeira, José Cid, Luís Trigacheiro, Mickael Carreira e Hotplay são algumas das bandas contratadas para animar o centro histórico de Abrantes durante a semana em que decorrem as festas, estando também previstas uma mostra de artesanato, folclore, actividades desportivas, além das tradicionais tasquinhas.

O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de abertura das Festas de Abrantes, na quinta-feira, com Rita Guerra e Héber Marques, acompanhados pela Orquestra Ibérica e o International Voices Ensemble.

A partir de sexta-feira o palco principal das festas passará para a Esplanada 1.º de Maio (Largo do Tribunal), em Abrantes, onde irão actuar Mickael Carreira (sexta-feira), Bárbara Bandeira (sábado), Luís Trigacheiro (domingo), José Cid & Quinteto (segunda-feira), Hotplay – Tributo a Coldplay (terça-feira) e Os Quatro e Meia (quarta-feira, dia 15).

O Palco Jovem, na Praça Raimundo Soares (Lardo da Câmara), vai receber, entre outros, os Beatbombers (DJ Ride e Stereossauro), no sábado, Yellow Boom (domingo), DJ Glue (Weasel), na segunda-feira, e a Abrantes Night Party, na terça-feira, com o DJ Brix, DJ Di Rosato e DJ Mossy).

Na Praça Barão da Batalha vai estar instalado o Palco Tradições que, todos os dias das festas, entre as 18:30 e as 21:00, dará espaço às atuações dos ranchos folclóricos, grupos de cantares, bandas filarmónicas e grupos musicais do concelho, a par das marchas populares.

Entre as novidades deste ano está a criação do Espaço Famílias, no jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, com várias actividades e espectáculos previstos para os mais novos, o Espaço Abrantes + doce, com a participação dos doceiros, e o Espaço #visitAbrantes, de promoção e valorização turística do concelho, que contará com a participação de empresas do setor e produtores que proporcionam experiências imersivas.

As tasquinhas vão ocupar o Jardim da República, onde também haverá um palco com animação todos os dias.

As Festas de Abrantes abrem oficialmente na quinta-feira, pelas 18:00, com a inauguração da Feira de Artesanato, no centro histórico da cidade.

As preocupações ambientais não foram esquecidas e este ano, pela primeira vez, as Festas de Abrantes vão ter copos reutilizáveis “para evitar o desperdício e combater os milhares de copos de plástico que se usam todos os dias”, salientou Manuel Jorge Valamatos durante a apresentação do programa da iniciativa.

Durante as festas, as entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte serão gratuitas e o aBUSa também terá utilização gratuita.

Nos sete dias de festa, haverá ainda um conjunto de actividades desportivas para todos os gostos e idades como um torneio de padel, voleibol de praia, torneio nacional de futebol de rua, torneio de sueca, ‘downhill’ urbano, campeonato nacional de carrinhos de rolamentos, festival de canoagem e futebol de praia, entre outros.

Leia também...
Foto ilustrativa

Abrantes alarga dispositivos de combate a fogos rurais a 11 freguesias

Onze das 13 juntas de freguesia do concelho de Abrantes vão integrar…

Utentes promovem buzinão na ponte da Chamusca para exigir nova travessia

O Movimento dos Utentes do Serviço Público do distrito de Santarém promove…

Pelo menos 12 detidos em operação da PSP contra tráfico de armas

Doze pessoas foram detidas numa operação de combate ao tráfico de armas…

Santarém volta a receber conferencia “Cidades Verdes”

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) foi o local…