As Festas de Abrantes regressam a partir de quinta-feira, e até 15 de Junho, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, representando um “sinal de optimismo” económico e social, segundo o presidente da Câmara Municipal.
“[É] muito importante para a nossa comunidade, porque a realização das Festas de Abrantes são um sinal de optimismo, são momentos de grande mudança na economia e na sociedade”, afirmou Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, na apresentação da iniciativa, que representa um investimento de cerca de 250 mil euros.
Os Quatro e Meia, Bárbara Bandeira, José Cid, Luís Trigacheiro, Mickael Carreira e Hotplay são algumas das bandas contratadas para animar o centro histórico de Abrantes durante a semana em que decorrem as festas, estando também previstas uma mostra de artesanato, folclore, actividades desportivas, além das tradicionais tasquinhas.
O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de abertura das Festas de Abrantes, na quinta-feira, com Rita Guerra e Héber Marques, acompanhados pela Orquestra Ibérica e o International Voices Ensemble.
A partir de sexta-feira o palco principal das festas passará para a Esplanada 1.º de Maio (Largo do Tribunal), em Abrantes, onde irão actuar Mickael Carreira (sexta-feira), Bárbara Bandeira (sábado), Luís Trigacheiro (domingo), José Cid & Quinteto (segunda-feira), Hotplay – Tributo a Coldplay (terça-feira) e Os Quatro e Meia (quarta-feira, dia 15).
O Palco Jovem, na Praça Raimundo Soares (Lardo da Câmara), vai receber, entre outros, os Beatbombers (DJ Ride e Stereossauro), no sábado, Yellow Boom (domingo), DJ Glue (Weasel), na segunda-feira, e a Abrantes Night Party, na terça-feira, com o DJ Brix, DJ Di Rosato e DJ Mossy).
Na Praça Barão da Batalha vai estar instalado o Palco Tradições que, todos os dias das festas, entre as 18:30 e as 21:00, dará espaço às atuações dos ranchos folclóricos, grupos de cantares, bandas filarmónicas e grupos musicais do concelho, a par das marchas populares.
Entre as novidades deste ano está a criação do Espaço Famílias, no jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, com várias actividades e espectáculos previstos para os mais novos, o Espaço Abrantes + doce, com a participação dos doceiros, e o Espaço #visitAbrantes, de promoção e valorização turística do concelho, que contará com a participação de empresas do setor e produtores que proporcionam experiências imersivas.
As tasquinhas vão ocupar o Jardim da República, onde também haverá um palco com animação todos os dias.
As Festas de Abrantes abrem oficialmente na quinta-feira, pelas 18:00, com a inauguração da Feira de Artesanato, no centro histórico da cidade.
As preocupações ambientais não foram esquecidas e este ano, pela primeira vez, as Festas de Abrantes vão ter copos reutilizáveis “para evitar o desperdício e combater os milhares de copos de plástico que se usam todos os dias”, salientou Manuel Jorge Valamatos durante a apresentação do programa da iniciativa.
Durante as festas, as entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte serão gratuitas e o aBUSa também terá utilização gratuita.
Nos sete dias de festa, haverá ainda um conjunto de actividades desportivas para todos os gostos e idades como um torneio de padel, voleibol de praia, torneio nacional de futebol de rua, torneio de sueca, ‘downhill’ urbano, campeonato nacional de carrinhos de rolamentos, festival de canoagem e futebol de praia, entre outros.