De 15 a 19 de Março, Santarém promove as Festas de S. José, com o objectivo de vivificar as tradições da terra. Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém apresentou hoje o programa das Festas de S. José, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Cartaz das Festas de S. José anuncia concertos com a cantora Blaya, no dia 15, com David Antunes, no dia 16, com Fernando Daniel, no dia 18, no Campo Infante da Câmara, junto à Casa do Campino e com a Orquestra Típica Scalabitana, no dia 16, na Casa do Campino. No dia 17, às 21h00, o Claustro da Casa do Campino recebe uma Noite de Fados – Homenagem a Carlos Velez (guitarrista Scalabitano que já acompanhou fadistas de renome nacional e internacional) e Vítor Rodrigues (autor de várias letras para fados/canções sobre o Ribatejo, o Cavalo, o Touro e Santarém).

No dia 18, após o Concerto com Fernando Daniel, a partir das 24h00, a noite está a cargo das Tunas do IPS – Instituto Politécnico de Santarém. Outros dos pontos altos das Festas de S. José, têm lugar no dia 19, com a atribuição das seguintes placas toponímicas: às 09h30 – Rua José Abílio Alves Martins, às 10h00 – Rua Dra. Helena Stoffel e às 10h30 – Rua Liceu Nacional de Santarém; a homenagem aos funcionários da Câmara Municipal de Santarém, aposentados em 2018, às 11h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho; a inauguração da Exposição “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018”, no Jardim Porta do Sol, patente até Dezembro de 2019 que pretende mostrar como foi a sua evolução ao longo do último século e meio, desde que a antiga vila ascendeu à categoria de Cidade. “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)” é composta por várias estruturas distribuídas por seis lugares icónicos da Cidade: Rua Serpa Pinto, Praça Visconde Serra do Pilar, Praça Marquês Sá da Bandeira, e no Jardim Porta do Sol, Jardim da República e Jardim da Liberdade. Esta exposição pretende mostrar através de imagens, “a alteração histórico-urbanística destes lugares da antiga vila e a sua transformação no tempo, retratando, quer as diferentes funções e actividades que aí ocorreram, quer os equipamentos que aí se instalam e que marcam a imagem da cidade romântica”. A Missa tem lugar às 14h30 e a Procissão em Honra de S. José, às 15h30, têm lugar no dia 19 de Março – Feriado Municipal – Dia de S. José – patrono dos carpinteiros e dos artífices, e conta com a participação dos patronos e paróquias das juntas de freguesia do Concelho.

De 15 a 19 de Março, a Casa do Campino e os espaços envolventes, esperam atrair milhares de pessoas, com divertimentos, artesanato, tasquinhas, bares, ranchos folclóricos, campinos, festivais taurinos, jogos de condução e perícia com cabrestos, insufláveis. O Município de Santarém, dando continuidade à sua aposta para com as tradições, apoia a Praça Maior, associação que tem como objectivo revitalizar a Praça de Toiros Monumental “Celestino Graça”, que leva a efeito a 1ª Corrida de Toiros da Temporada – Corrida de Toiros das Festas de S. José, no dia 17 de março, às 16h00, que conta com a participação dos cavaleiros João Moura, António R. Telles e Francisco Palha, com os grupos de Forcados Amadores de Santarém e Vila Franca e 6 toiros de Cunhal Patrício. Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos no Posto de Turismo ou pela internet, através da Ticketline. Para mais informações, consulte: www.pracamaior.pt 
O Município de Santarém vai oferecer bilhetes que vão ser distribuídos pelas juntas de freguesia do Concelho.

As Festas de S. José afirmam-se como o grande evento do Concelho, dando a conhecer ao País aquilo que Santarém tem de melhor no que respeita às suas tradições e ícones: o folclore, em que o fandango é o rei da festa, o artesanato, a gastronomia dos quatro cantos do País, os campinos – grandes guardiões da Lezíria e dos animais que a percorrem, a que se associa a festa brava e o ambiente tipicamente ribatejano, recriando a festa do Ribatejo e exaltando alguns dos seus ícones, marca da nossa tradição.

O sagrado e o profano conjugam-se nas Festas de S. José onde a Procissão e a Missa em Honra de S. José têm lugar de destaque. Este evento celebra a honra da cidade e de S. José, convocando o passado para este reencontro com a história e com a tradição.

Leia também...

Detido pela GNR para cumprir quatro anos de prisão por furto e condução sem carta

Um homem de 29 anos foi detido pela GNR na passada quinta-feira,…

Fotos | Despiste de pesado de mercadorias provoca um ferido grave

Um despiste de um veículo pesado de mercadorias provocou um ferido grave…

Despiste de motociclo provoca dois feridos em Almeirim

Um despiste de um motociclo provocou ferimentos leves aos dois ocupantes na…

Vila Nova da Barquinha reduz orçamento para 2020

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou, por maioria, o…