A organização das Festas de São José, que decorrem de sexta a terça-feira, feriado municipal, em Santarém, quer reduzir a pegada ecológica do evento através da venda de copos personalizados para reduzir o uso de materiais descartáveis de plástico.

As festas da cidade de Santarém, que decorrem no Campo Emílio Infante da Câmara, arrancam sexta-feira com o concerto da cantora Blaya, num cartaz que conta ainda com as actuações de David Antunes e da Orquestra Típica Scalabitana, no sábado, e de Fernando Daniel, na segunda-feira.

As celebrações incluem a atribuição de placas toponímicas a várias ruas da cidade, uma homenagem aos funcionários da Câmara Municipal de Santarém aposentados em 2018, a inauguração da exposição “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)”, patente até Dezembro no Jardim das Portas do Sol, com várias estruturas distribuídas por “seis lugares icónicos da cidade”.

Ao longo dos cinco dias do evento, na Casa do Campino e nos espaços envolventes estão à disposição dos escalabitanos e visitantes divertimentos, artesanato, tasquinhas e bares (locais onde estarão à venda por 50 cêntimos os copos personalizados), ranchos folclóricos, campinos, festivais taurinos, jogos de condução e perícia com cabrestos, largadas de toiros e insufláveis, afirma uma nota do município.

Leia também...

Música e património unem três municípios do Centro em programação cultural conjunta

Os municípios de Sardoal, Castanheira de Pêra e Celorico da Beira integram uma rede de itinerância cultural apoiada pela União Europeia com 300 mil…

“O Touro Azul” em exibição na Sociedade Recreativa Operária de Santarém

O conto de tradição oral portuguesa, “O Touro Azul”, vai transformar-se num espetáculo infantil de dança contemporânea, no próximo dia 18 de Outubro, às…

Sea, David Fonseca, Tito Paris e Sérgio Godinho nas Festas do Almonda em Torres Novas

As Festas do Almonda, que assinalam anualmente a elevação de Torres Novas à condição de cidade, realizam-se este ano de 4 a 7 de…

Árvore das Letras no Pavilhão do Conhecimento

Em 2015 dois estudantes da Universidade Aberta (UA) lançaram-se para um projecto que pretendia aliar a arte à tecnologia. Um deles, Rui Gaspar, natural…