A organização das Festas de São José, que decorrem de sexta a terça-feira, feriado municipal, em Santarém, quer reduzir a pegada ecológica do evento através da venda de copos personalizados para reduzir o uso de materiais descartáveis de plástico.

As festas da cidade de Santarém, que decorrem no Campo Emílio Infante da Câmara, arrancam sexta-feira com o concerto da cantora Blaya, num cartaz que conta ainda com as actuações de David Antunes e da Orquestra Típica Scalabitana, no sábado, e de Fernando Daniel, na segunda-feira.

As celebrações incluem a atribuição de placas toponímicas a várias ruas da cidade, uma homenagem aos funcionários da Câmara Municipal de Santarém aposentados em 2018, a inauguração da exposição “Urbanidade, 150 anos de Elevação de Santarém a Cidade (1868-2018)”, patente até Dezembro no Jardim das Portas do Sol, com várias estruturas distribuídas por “seis lugares icónicos da cidade”.

Ao longo dos cinco dias do evento, na Casa do Campino e nos espaços envolventes estão à disposição dos escalabitanos e visitantes divertimentos, artesanato, tasquinhas e bares (locais onde estarão à venda por 50 cêntimos os copos personalizados), ranchos folclóricos, campinos, festivais taurinos, jogos de condução e perícia com cabrestos, largadas de toiros e insufláveis, afirma uma nota do município.

Leia também...

Percurso de 15 dias pelo rio uniu comunidades ribeirinhas numa “partilha cultural e identitária”

Após dois anos de interregno, voltou a cumprir-se, em 2022, o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, que avançou para a sua oitava edição,…

Entrevista: “O desafio de recriar o mundo à escala 1:12 é o que mais me motiva”

  O Museu Rural e do Vinho, n Cartaxo, está de parabéns e preparou uma exposição única para convidar o público a fazer a…

Círculo Cultural Scalabitano promove homenagens pelo 69.º Aniversário

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) promoveu na tarde de sábado, dia 16 de Dezembro, pelas 16h00, no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, a…

Crónica: Cruzeiro Religioso do Tejo entra no Concelho de Santarém com a etapa que ligou Azinhaga às Caneiras

Crónica da Confraria Ibérica do Tejo: O sábado 9 de Junho anunciava que S. Pedro não tinha alterado o seu humor da véspera e…