O Município de Santarém anunciou esta terça-feira, 10 de Março, a suspensão de todas as iniciativas previstas no programa das Festas de S. José, que assinalam o dia da cidade (19 de Março), no âmbito das medidas de prevenção ao surto de Covid-19.
Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, convocou uma conferência de imprensa para justificar a decisão de suspender o programa das festas, que iriam decorrer de 18 a 22 deste mês, apenas um dia depois de ter sido anunciado, com o facto de os ministros da Administração Interna e da Saúde terem declarado, na segunda-feira à noite, que os eventos em espaço aberto com mais de 5.000 pessoas deveriam ser cancelados, no âmbito das medidas preventivas ao Covid-19.
As festas da cidade de Santarém, que acontecem anualmente no Campo Emílio Infante da Câmara, tinham este ano em destaque as actuações dos Três Bairros (dia 18), Àtoa (dia 20) e de Herman José (dia 21), entre vários outros espectáculos, um desfile etnográfico pelas ruas da cidade, mostras de artesanato e gastronomia e largadas de toiros. Também a corrida de toiros marcada para dia 21, foi cancelada.
No feriado municipal, dia 19, além das cerimónias oficiais, da missa e da procissão em honra de S. José, estava previsto um Mercado Tradicional, pelos ranchos folclóricos do concelho, eventos desportivos, a inauguração da exposição “Abro a Caixa e Vejo o Mundo”, no Convento de S. Francisco, e a apresentação, à noite, do CD do fadista Rodrigo Costa Félix, seguido de animação com Tunas e largada de Toiros.