Festfado Ribatejo de 6 de Abril a 21 de Julho no Entroncamento e Alpiarça

A cidade do Entroncamento e a vila de Alpiarça recebem de dia 6 de Abril a 18 de Maio, o Festfado Ribatejo 2019, o grande festival de Fado.

Entre os nomes já confirmados para a segunda edição do FestFado estão José da Câmara, Ana Lains, António Pinto Basto, Teresa Tapadas e a anfitriã Dora Maria.

No dia 6 de Abril, pelas 21h30m, o Centro Cultural recebe o fadista José da Câmara, revertendo esta gala a favor da ALFER – Associação dos Lares Ferroviários. José da Câmara enveredou cedo pela carreira artística influenciado pelo pai e pelos irmãos. Autor de vários fados, leva a música portuguesa por todo o mundo.

A fadista Ana Lains sobe ao palco do Centro Cultural, no dia 18 maio, pelas 21h30m, sendo esta gala a favor do CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento. Ana Lains, cantora portuguesa ligada ao fado, começou a cantar aos 6 anos de idade, mas só com 15 anos cantou o seu primeiro fado.

O fadista António Pinto Basto sobe ao palco na Casa dos Patudos, em Alpiarça, no dia 15 de Junho, pelas 21h30, com entradas grátis. António Pinto Basto destaca-se na sua geração como um dos fadistas mais populares.

Teresa Tapadas actua a 21 de Julho, pelas 21h30, num concerto integrado no Festival do Melão, em Alpiarça. A fadista queria ser hospedeira de bordo, fez um Curso Superior de Gestão, cantou no Coral da Igreja, fez parte do Rancho Folclórico de Riachos, no Ribatejo, onde ainda hoje vive. Mas aos poucos, levada por uma “fadistice” aqui outra ali, o Fado havia de ganhar terreno até traçar o rumo da sua vida.

A 2ª edição do Festfado Ribatejo é uma organização da Câmara Municipal do Entroncamento e da Câmara Municipal de Alpiarça, em conjunto com a fadista Dora Maria.

Dora Maria é a fadista anfitriã que estará presente em todas as galas. Alentejana de berço, mas que tem por morada o Ribatejo, abraça a sua alma de fadista, as planícies alentejanas e as lezírias ribatejanas.

O objetivo deste festival é promover o fado, divulgando e incentivando novos fadistas, apadrinhados pela atuação de autores e interpretes consagrados. O Festfado Ribatejo irá ter uma programação mensal para quatro meses, de abril a julho, entre Entroncamento e Alpiarça. Haverá prémios de participação para novas vozes do fado, vindos de norte a sul do país, mas também contará com a atuação de fadistas conceituados da atualidade, apresentando um convidado por cada espetáculo do Festival. Conta ainda com convidados de grupos regionais em cada Gala.

Os bilhetes encontram-se à venda, a partir do dia 15 de Março, pelo valor de 7,50€, no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, na ALFER – Associação dos lares Ferroviários e no CERE – Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento, bem como no dia do espectáculo na bilheteira do Centro Cultural (uma hora antes, caso os bilhetes não esgotem).

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS

Deixar uma resposta