No seu novo formato, implementado com o regresso ao espaço da Casa do Campino, o Festival “Celestino Graça” apostou na diversidade cultural, interagindo na área das tradições populares, criando um espaço e um tempo de festa, onde se pretende exaltar o melhor da cultura popular a nível dos diferentes países que marcam presença neste evento de projecção internacional em Santarém.

O Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” continua a ser âncora deste certame, porém, para além do folclore, nacional e estrangeiro, pontificam outras expressões culturais e artísticas, o que aumenta substancialmente o seu interesse. Disso são testemunhos a exposição-venda de artesanato, as tasquinhas, onde se promove a gastronomia ribatejana, as exposições temáticas, para além do Salão de Fotografia, subordinado ao tema “O Ribatejo e as Suas Gentes”, os colóquios, os jogos tradicionais e infantis, a música popular, o Fado, que terá um tempo próprio de exaltação na Gala de Fado Amador do Ribatejo, e a mostra de Fandangos do Ribatejo (Fandangando, 7 de Setembro, às 11 horas, no Largo do Seminário).
Do mesmo modo, a aposta transcende a diversidade e destaca-se pela inovação de algumas expressões, como é o caso da representação brasileira que nos fará descobrir um projecto arrojado em torno da música tradicional deste país irmão, fazendo incursões pelas suas raízes até às influências célticas. Rosa Armorial, o Grupo que vem de Curitiba, será uma agradável surpresa, ainda mais conseguida através da participação do G.E.O., “um grupo de música instrumental, sediado em Lisboa, que se inspira nas emoções e na experimentação e fusão de sonoridades de vários estilos (da música clássica à música do mundo), assumindo os sons da nossa portugalidade sem fronteiras.” A não perder na quinta-feira, dia 5 de Setembro, pelas 21 horas.

O aspecto social não é descurado pela organização do Festival “Celestino Graça”, e, assim, decorrerá na tarde do dia 5 de Setembro, na Casa do Campino, uma Gala Solidária “Abraçar Gerações” / “Entre Idades”, este ano em parceria com a Fundação INATEL, que é destinada às crianças e aos mais idosos do distrito de Santarém, com entradas livres.

A nível do Festival Internacional de Folclore cumpre referir que o critério da selecção dos países e regiões representados garantirá uma elevada qualidade técnica e artística, em espectáculos onde a diversidade constitui, também, uma mais valia. Às representações de Argentina, do Brasil, da Colômbia, da Croácia, da Espanha e da Sérvia, juntam-se os grupos folclóricos portugueses de Guifões – Matosinhos, de Vila Nova de Tazem – Serra da Estrela, de Cernache do Bonjardim – Beira Baixa, de Cabeça Veada – Porto de Mós, de Faro – Algarve, e em representação do Ribatejo actuam os Grupos de Azambuja, de Arcena e os anfitriões e organizadores do Festival, Grupos Infantil e Académico de Santarém.

Para além dos espectáculos – muitos e diversos – que têm lugar na Casa do Campino, há outras iniciativas que decorrem no Centro Histórico de Santarém, nomeadamente, no âmbito do Projecto In-Santarém, na noite de 4 de Setembro, no Largo do Seminário, e da animação pelas ruas nas manhãs de quinta-feira e de sábado, respectivamente, dias 5 e 7 de Setembro.

Para assistir aos espectáculos na Casa do Campino, entre os dias 5 e 8 de Setembro, deverá adquirir um bilhete diário de 3€, que permite assistir a todos os espectáculos desse dia, podendo optar pela aquisição de um bilhete para todo o Festival, que custará apenas 10€, ou aderir à Liga dos Amigos do Festival “Celestino Graça”. Pouco mais do que nada para quem quiser assistir a tantos e tão bons espectáculos, mas uma receita imprescindível para fazer face aos elevados encargos associados a esta realização que leva os nomes de Santarém e do Ribatejo pelos quatro cantos do mundo.

Leia também...

Espectáculo solidário “A Menina da Rádio” para ajudar o David Luís

A receita reverte para ajudar na aquisição de uma cadeira de rodas para o menino David Luís, de nove anos de idade, que sofre de distrofia muscular.

Conferência de Daniel Sampaio no Cartaxo

  Daniel Sampaio vai estar no Cartaxo para uma Conferência que terá no seu livro mais recente – Do Telemóvel para o Mundo-Pais e…

Dia da Tauromaquia está de regresso e realiza-se na Praça de Toiros da Moita

O Dia da Tauromaquia está de regresso, depois de no ano passado não se ter realizado devido ao confinamento obrigatório no pico da pandemia.…

Câmara de Abrantes chegou a acordo para compra do cineteatro São Pedro

A Câmara de Abrantes chegou a acordo com os proprietários do cineteatro São Pedro para a sua aquisição por 470 mil euros, quase dois…