O Festival Celestino Graça arrancou oficialmente esta tarde, pelas 17h00, com a cerimónia de inauguração que juntou os grupos presentes no monumento de homenagem ao fundador do certame. O Festival irá animar a cidade de Santarém até ao próximo domingo, com várias actividades ligadas às tradições e ao folclore de vários países do mundo.

Anteriormente, pelas 15h00, a Casa do Campino recebeu a Gala Solidária “Entre Idades/Abraçar Gerações”, numa parceria com a Fundação INATEL.

Pelas 16h30 foi inaugurado o Salão de Fotografia “O  Ribatejo e as Suas Gentes”, do fotógrafo Vítor Lopes.

O arranque do certame foi marcado pelo jantar de recepção aos grupos folclóricos estrangeiros, na noite de ontem, terça-feira, dia 3, na Casa do Campino, durante o qual foram distinguidos Jorge Ribeiro ‘Bacalhau’ e José Valbom como Sócios Honorários, e o Centro Educativo de Solidariedade Social EZN Fonte Boa como Sócio de Mérito.

Quinta-feira inicia-se com a animação dos Grupos de países estrangeiros nas ruas do Centro Histórico de Santarém e o colóquio “Descobrir Mundos”, no W Shopping.

À noite terá lugar na cidade de Abrantes mais uma Gala Internacional de Folclore, enquanto na Casa do Campino decorrerá a Grande Gala de Fado no Ribatejo, com a participação de Ana Paula Martins, Sara Paixão, Diogo Ferreira, Custódio Castelo (Guitarra), João Chora (Viola) e Fernando Calado (Viola Baixo).

Este ano, para além dos Grupos estrangeiros, o Festival conta ainda com as presenças de Grupos portugueses que este ano serão o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (Braga), o Rancho Típico de S. Mamede de Infesta – Matosinhos (Douro Litoral Norte), o Grupo Folclórico de Coimbra (Beira Litoral), o Rancho Folclórico dos Moleanos – Alcobaça (Alta Estremadura), o Rancho Folclórico da Gouxaria (Alcanena – Ribatejo), para além dos Grupos organizadores, Grupo Académico de Danças Ribatejanas e Grupo Infantil de Dança Regional.

Programa geral

Sexta-feira, 6 de Setembro

15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Dinamização de Jogos Tradicionais do Ribatejo
21.00 Horas – Casa do Campino – APPACDM – Espectáculo de Canto e de Dança
22.00 Horas – Casa do Campino – Inauguração do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil de Dança Regional e Académico de Danças Ribatejanas, Rancho Folclórico dos Moleanos (Alcobaça)

Sábado, 7 de Setembro

11.00 Horas – Centro Histórico de Santarém – Animação com os Grupos Folclóricos estrangeiros; Largo do Seminário – Fandangando – Mostra de Fandangos do Ribatejo;
15.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
17.00 Horas – Casa do Campino – Grupo Cultural dos Académicos Timorenses – Timor Leste
21.00 Horas – Casa do Campino – New Star Dance – Exibição de Dança Desportiva
22.00 Horas – Casa do Campino – Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Cantar e a Dançar” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Grupo Folclórico de Coimbra, Grupo Folclórico da Universidade do Minho

Domingo, 8 de Setembro

12.00 Horas – Abertura da Casa do Campino – Gastronomia Ribatejana
15.00 Horas – Casa do Campino – “Sons Autóctones – Sons da Memória” – Mostra de Instrumentos Tradicionais
17.00 Horas – Casa do Campino – Gala de Encerramento do 63.º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” – Angola, Coreia do Sul, México, Polónia, Roménia e Portugal – Grupos Infantil e Académico de Santarém, Rancho Folclórico e Etnográfico de São Mamede de Infesta e Grupo Folclórico de Gouxaria – Alcanena
20.00 Horas – Casa do Campino – Encerramento do Festival “Celestino Graça”.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…