A 11ª edição do Festival da ‘Sopa da Pedra’ começou esta quarta-feira, dia 27 de Agosto, no Parque das Tílias, junto à Praça de Touros, em Almeirim, e vai decorrer até ao próximo domingo, dia 31 de Agosto.

O festival, organizado pela Confraria Gastronómica de Almeirim e a Câmara Municipal, teve a sua inauguração ao final da tarde e contou com a presença de José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que destacou “o trabalho de projeção desta iniciativa”, acompanhada por “uma estratégia integrada na promoção e valorização dos produtos endógenos de Almeirim”.

“O que vamos viver nestes dias é muito importante, mas tem por trás um trabalho, um legado que vai tornar este evento no futuro, certamente, ainda mais importante e que contribuirá para promover a gastronomia do Ribatejo”, frisou.

A inauguração ficou marcada pela atribuição do certificado da Comissão Europeia que aprovou a inclusão das ‘caralhotas de Almeirim’, no Registo das Indicações Geográficas Protegidas (IGP). Luís Loureiro de Amorim, Chefe de Missão Adjunto da Representação da Comissão Europeia em Portugal, entregou em mãos o documento ao município.

“As caralhotas de Almeirim são do Ribatejo, de Portugal, mas também são da Europa. Vão juntar-se às cerca de 3.655 indicações geográficas protegidas dos nossos 27 estados-membros e, portanto, é uma grande honra para Almeirim, mas é também uma grande honra para a União Europeia, porque também se torna mais rica”, evidenciou.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, recebeu o certificado da União Europeia e realçou o trabalho efetuado desde 2018, para a obtenção do documento, bem como “o legado que fica”.

“A nós faz-nos sentido que a certificação seja uma garantia que temos, de que no futuro não se vai adulterar aquilo que são os nossos produtos”, defendeu.

A abertura do festival contou também com a presença de Luís Manso, grão-confrade da Confraria da Sopa da Pedra de Almeirim, e da chef Irene Pimenta, a madrinha da atual edição do festival, que relembraram o papel de divulgação e preservação das tradições gastronómicas do certame.

A 11ª edição do Festival da ‘Sopa da Pedra’ de Almeirim conta, à semelhança das edições anteriores, conta com a animação do espaço ‘showcooking’, por parte das Confrarias de Portugal, levada a cabo no primeiro dia pela Confraria da Marmelada Branca de Odivelas (dia 27), seguindo-se a Confraria do Cultivo do Arroz de Estarreja (dia 28), a Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho (dia 29), a Confraria da Amadora (dia 30) e a Confraria da Pateira de Fermentelos no último dia do festival (dia 31).

Para além do ‘showcooking’, a presente edição do festival volta a contar com uma grande diversidade de atividades a decorrer no festival: stands de artesanato e empresariais, diversões, uma quermesse gastronómica, as tasquinhas onde será servida a Sopa da Pedra e outros petiscos e concertos.

O Festival da ‘Sopa da Pedra’ de Almeirim conta ainda com um programa de animação diversificado, com destaque para as atuações de Valter Fernandes (dia 27), Toy (dia 28), Cromos da Noite (dia 29), M Simões and Friends (dia 30) e Buba Espinho (dia 31).

*Leia a notícia completa na edição impressa do dia 5 de Setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Rosas de Ouro oferecidas pelos Papas ao Santuário vão estar expostas no Museu de Leiria

Exposição temporária “As Rosas de Pedro e as Rosas de Maria” estará…

Filhos da Terra regressam a Santarém para Café Concerto no Fórum Mário Viegas

O cantor Tiago Fernandes, o actor Luís Coelho Graça e o Trio…

Sociedade de Instrução Coruchense assinala 124 anos em videoconferência

A Sociedade de Instrução Coruchense assinalou no passado sábado, 18 de Abril,…

Programação de Verão em Santarém com dezenas de eventos na cidade e nas freguesias

A programação cultural de Verão em Santarém arrancou no passado sábado, à…