Foto de Arquivo

A terceira edição do Festival de Fanzines e Banda Desenhada de Alpiarça decorre desta sexta-feira (dia 21) a domingo, na Casa dos Patudos, no Mercado Municipal e na Biblioteca Municipal.

Oferece um programa diversificado desde exposições, apresentações de livros e projectos, workshops, feira do livro e concertos, fazendo de Alpiarça o ponto de encontro dos criadores e amantes da ilustração e da banda desenhada.

Este Festival, que na sua primeira edição, em Setembro de 2023, foi considerado um sucesso, visa dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo projecto da Fanzineteca da Biblioteca Municipal de Alpiarça, promovendo uma oferta cultural e artística diferenciadora para a região do Ribatejo e para a comunidade local, com foco especial para os amantes da banda desenhada e dos fanzines.

A inauguração, na Casa dos Patudos, decorre esta sexta-feira, ao final do dia (18h00), com exposição sobre a temática PUNK, com curadoria de Marcos Farrajota e Joana Pires. A abertura será acompanhada de um concerto de jazz pelo Simões Lopes Trio, no Mercado Municipal de Alpiarça, a partir das 21h30.

À semelhança da edição de 2024, será dada continuidade às iniciativas que têm decorrido à volta da Fanzineteca da Biblioteca Municipal, que tem como mentor o autor de BD alpiarcense Mário André, continuando a apostar numa oferta diferenciadora na região no que toca à arte da banda desenhada, os visitantes podem ver as exposições do Concurso de Banda Desenhada de Alpiarça, do Concurso Internacional de BD Avenida Marginal, do livro “Zé Povinho nos Dias de Hoje” e uma mostra, na Galeria 7, com curadoria do Phermad, sobre o “Zine ao Natural #10”.

Destacam-se também actividades como os workshops (sábado e domingo) de banda desenhada, criação de zines ilustrados e construção de postais pop-up com vários formadores: Ana Saúde, Fil, Filipe Duarte, Hugo Teixeira, Marco Fraga da Silva e Pedro N.

O polo principal do festival será novamente o Mercado Municipal onde decorrerá a feira do livro na qual participam vários autores portugueses a título individual, selos editoriais e as editoras Ala dos Livros, Associação Tentáculo, Chili com Carne e Escorpião Azul. Neste espaço decorrem ainda várias apresentações e exposições temporárias montadas pelos autores convidados aquando da sua chegada, no sábado.

Este ano, o Mercado do livro e do fanzine decorre sábado e domingo, permitindo aos visitantes que possam usufruir do festival nesse dia também.

No sábado à noite, a banda punk Last Chance tocará no Mercado Municipal de Alpiarça (entrada gratuita), num concerto que será antecedido pela entrega de prémios do Concurso de Banda Desenhada de Alpiarça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Visita nocturna ao Museu Diocesano de Santarém convida a “viagem no tempo”

O Museu Diocesano de Santarém promove amanhã, quarta-feira, uma visita nocturna intitulada “Viagem no Tempo” pelo corredor norte e torre do episcopado, em mais…

Programa “Caminhos” regressa em Abril ao Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com os municípios da região, regressa com o primeiro ciclo da edição 2025 do CAMINHOS, um…

Aqui Há Gato eleita “Livraria Preferida” dos portugueses

A livraria Aqui Há Gato, em Santarém, foi eleita “Livraria Preferida” dos portugueses, na votação promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).…

Triunfadores de Sevilha

Terminada que está mais uma edição da Feira de Abril, de Sevilha, e já com a Feira de Santo Isidro, em Madrid, a decorrer,…