A 6.ª edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém entra na recta final este fim-de-semana. O evento anual que colocou Santarém no mapa do circuito dos festivais de música antiga realizados em Portugal, despede-se, entre hoje, sexta-feira, 29 de Novembro, e domingo, 1 de Dezembro, com uma programação intensa em várias igrejas do centro histórico da cidade.
Na Catedral de Santarém realiza-se na noite de sábado um Concerto Scalabitano, que constitui um dos maiores eventos do FÓS 2024, juntando música de órgão histórico, dança e poesia. Na Capela Dourada há mais um Concerto Histórico na tarde de sábado, dia em que Afonso Torres, organista residente do FÓS 2024, orienta uma última conversa didáctica e ainda se apresenta para mais um recital no órgão histórico existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. A música de órgão vai ainda acompanhar a projecção de um filme mudo Igreja da Misericórdia hoje, sexta-feira, enquanto no último dia haverá uma Missa Dominical na Catedral de Santarém. O derradeiro evento do FÓS 2024 acontece com o Concerto Liberdade na tarde de domingo, na Igreja Nossa Senhora de Marvila.
Concerto Master – Música e cinema
Na tarde de sexta-feira, 29 de Novembro, pelas 15h00, a Igreja da Misericórdia recebe uma Masterclass – No Órgão Histórico, para pianistas e amantes de música, com o húngaro o ÁdámTabajdi responsável pela conversa que se vai desenvolver dedicada ao tema.
Também hoje, na mesma Igreja da Misericórdia, a partir das 21h30, tem lugar um Concerto Master – Solo Tabajdi, onde o músico húngaro vai acompanhar com música de órgão histórico a projecção de um filme com o apoio do Cineclube de Santarém
Sábado, 30 de Novembro, tem lugar uma última conversa didáctica óH! Tubos, Teclas e Música, pelas 12h30, na Igreja de São Nicolau, com coordenação de Afonso Torres. O organista residente do FÓS 2024 apresenta-se para um recital ainda no mesmo sábado, 30 de Novembro, a partir das 15h00, no órgão histórico existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
Concertos Históricos na Capela Dourada
Conhecida como Capela Dourada, a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, contígua à igreja do Hospital de Jesus Cristo, é dos mais emblemáticos monumentos da cidade que passou a integrar a programação do FÓS. Na tarde de sábado, 30 de Novembro, pelas 16h30, realiza-se mais um Concerto Histórico, desta vez com o Musurgia Ensemble, destinado a divulgar a música instrumental (original e adaptada) dos séculos XVI e XVII, proveniente do espólio musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Concerto Scalabitano na Catedral de Santarém
Na noite de sábado, 30 de Novembro, partir das 21h30, realiza-se o Concerto Scalabitano – Família na Catedral de Santarém que será palco de um dos maiores eventos do FÓS 2024, com a actuação de Sílvio Vicente no órgão, numa performance multidisciplinar que envolve música de órgão histórico, dança e poesia. Conta com o apoio do Círculo Cultural Scalabitano, nomeadamente da sua Academia de Dança, com direcção de Encarnação Noronha & Mafalda Murta, e do Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano.
Missa Dominical na Catedral de Santarém
No último dia da VI edição do FÓS, 1 de dezembro, a Catedral de Santarém, recebe uma Missa Dominical, a partir das 11h00, com acompanhamento musical proporcionado pelo coro Schola Cantorum da Catedral de Santarém, com direcção do organista David Paccetti Correia.
Concerto Liberdade encerra FÓS 2024
A 6ª edição do FÓS — Festival de Órgão de Santarém despede-se na tarde de domingo, 1 de Dezembro, com o Concerto Liberdade, que decorre na Igreja Nossa Senhora de Marvila, a partir das 16h30. O encerramento fica a cargo do organista FÓS 2024, Afonso Torres, com um concerto de órgão solo, acompanhado pela Orquestra de Sopros de Ourém, tudo sob a direcção de Alberto Roque.