A 6.ª edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém entra na recta final este fim-de-semana. O evento anual que colocou Santarém no mapa do circuito dos festivais de música antiga realizados em Portugal, despede-se, entre hoje, sexta-feira, 29 de Novembro, e domingo, 1 de Dezembro, com uma programação intensa em várias igrejas do centro histórico da cidade.

Na Catedral de Santarém realiza-se na noite de sábado um Concerto Scalabitano, que constitui um dos maiores eventos do FÓS 2024, juntando música de órgão histórico, dança e poesia. Na Capela Dourada há mais um Concerto Histórico na tarde de sábado, dia em que Afonso Torres, organista residente do FÓS 2024, orienta uma última conversa didáctica e ainda se apresenta para mais um recital no órgão histórico existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade. A música de órgão vai ainda acompanhar a projecção de um filme mudo Igreja da Misericórdia hoje, sexta-feira, enquanto no último dia haverá uma Missa Dominical na Catedral de Santarém. O derradeiro evento do FÓS 2024 acontece com o Concerto Liberdade na tarde de domingo, na Igreja Nossa Senhora de Marvila.

Concerto Master – Música e cinema

Na tarde de sexta-feira, 29 de Novembro, pelas 15h00, a Igreja da Misericórdia recebe uma Masterclass – No Órgão Histórico, para pianistas e amantes de música, com o húngaro o ÁdámTabajdi responsável pela conversa que se vai desenvolver dedicada ao tema.

Também hoje, na mesma Igreja da Misericórdia, a partir das 21h30, tem lugar um Concerto Master – Solo Tabajdi, onde o músico húngaro vai acompanhar com música de órgão histórico a projecção de um filme com o apoio do Cineclube de Santarém

Sábado, 30 de Novembro, tem lugar uma última conversa didáctica óH! Tubos, Teclas e Música, pelas 12h30, na Igreja de São Nicolau, com coordenação de Afonso Torres. O organista residente do FÓS 2024 apresenta-se para um recital ainda no mesmo sábado, 30 de Novembro, a partir das 15h00, no órgão histórico existente na Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

Concertos Históricos na Capela Dourada

Conhecida como Capela Dourada, a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, contígua à igreja do Hospital de Jesus Cristo, é dos mais emblemáticos monumentos da cidade que passou a integrar a programação do FÓS. Na tarde de sábado, 30 de Novembro, pelas 16h30, realiza-se mais um Concerto Histórico, desta vez com o Musurgia Ensemble, destinado a divulgar a música instrumental (original e adaptada) dos séculos XVI e XVII, proveniente do espólio musical da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Concerto Scalabitano na Catedral de Santarém

Na noite de sábado, 30 de Novembro, partir das 21h30, realiza-se o Concerto Scalabitano – Família na Catedral de Santarém que será palco de um dos maiores eventos do FÓS 2024, com a actuação de Sílvio Vicente no órgão, numa performance multidisciplinar que envolve música de órgão histórico, dança e poesia. Conta com o apoio do Círculo Cultural Scalabitano, nomeadamente da sua Academia de Dança, com direcção de Encarnação Noronha & Mafalda Murta, e do Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano.

Missa Dominical na Catedral de Santarém

No último dia da VI edição do FÓS, 1 de dezembro, a Catedral de Santarém, recebe uma Missa Dominical, a partir das 11h00, com acompanhamento musical proporcionado pelo coro Schola Cantorum da Catedral de Santarém, com direcção do organista David Paccetti Correia.

Concerto Liberdade encerra FÓS 2024

A 6ª edição do FÓS — Festival de Órgão de Santarém despede-se na tarde de domingo, 1 de Dezembro, com o Concerto Liberdade, que decorre na Igreja Nossa Senhora de Marvila, a partir das 16h30. O encerramento fica a cargo do organista FÓS 2024, Afonso Torres, com um concerto de órgão solo, acompanhado pela Orquestra de Sopros de Ourém, tudo sob a direcção de Alberto Roque.

Leia também...

Festas em Honra do Mártir São Sebastião de 10 a 13 de Agosto em Muge

De 10 a 13 de Agosto, decorrem as tradicionais festas em Honra…

Escola Prática de Polícia inaugura exposição dedicada às instalações de Torres Novas

A Escola Prática de Polícia (EPP) inaugura esta terça-feira, 18 de Maio,…

Biblioteca Municipal de Coruche assinala seis décadas de serviço à comunidade

Sendo, desde final de 2021, uma das cerca de 250 bibliotecas da…

Escritora de Santarém entre os três premiados do Concurso Literário Poeta António Aleixo

Ana Simão, residente em Santarém, foi a segunda classificada da primeira edição…