A VIII edição do Festival do Cogumelo da Parreira foi inaugurada ontem, 28 de Fevereiro e prolonga-se até amanhã domingo, dia 2 de Março. O evento de dinamização e promoção territorial, com base num produto endógeno da charneca, o cogumelo, é organizado em parceria pelo Município da Chamusca e pela União de Freguesias de Parreira e Chouto.

A cerimónia de abertura contou com a actuação da Tuna da Academia Sénior da Parreira e Chouto, num momento simbólico que reforçou a identidade e a tradição do território.

O programa inclui showcookings, workshops, palestras, degustação de produtos artesanais e o regresso de espaços emblemáticos como o Petiscomelo, o Infomelo e o Sushimelo, onde o chef Rafael Castanheira apresenta criações de sushi com cogumelos.

Destaque também para o concurso “Caixa Mistério em Família 2025”, os passeios micológicos e a Oficina do Cogumelo, uma actividade especialmente pensada para as crianças.

Na vertente gastronómica, o chef José Maria Lino lidera o showcooking de hoje, onde vai apresentar um crepe de cogumelos em redução de vinho abafado do Ribatejo.

O evento oferece ainda a oportunidade de saborear diversas iguarias à base de cogumelos, desde rissóis e pão até queijo, melofana e pratos inovadores.

No que respeita à música, Yang abriu o festival ontem, sexta-feira, Ana Bacalhau sobe ao palco esta noite, e Pedro Mafama encerra o evento no domingo. A festa prolonga-se noite dentro com o DJ André Gaspar.

Criado há oito anos, o Festival do Cogumelo da Parreira tem vindo a crescer e afirma-se como um evento de referência na região, valorizando um produto de grande impacto na economia local. O certame decorre no recinto de festas da Parreira e tem entrada livre.

O certame decorre no recinto de festas da Parreira. A entrada é livre.

Leia também...

Desafios da Mobilidade Sustentável debatidos em Santarém

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Santarém organizou…

Cartaxo celebra 25 de Abril em plataformas digitais

O 46.º aniversário do 25 de Abril vai ser celebrado no Cartaxo…

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre, mais 12,5% que em 2022

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre deste ano, uma…

“Todos juntos pela inclusão” na Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida

A Escola Básica e Secundária D. Miguel de Almeida, em Abrantes, acolheu…