Festival do Melão em Alpiarça de 20 a 22 de Julho

O Município e a Junta de Freguesia de Alpiarça desenvolvem em conjunto uma vez mais o Festival do Melão, que este ano conta já com a sua 9ª edição.

O certame decorrerá no parque do carril, entre os dias 20 e 22 de Julho.

O Festival do Melão representa um certame com grande importância para o concelho de Alpiarça pelo objectivo que o sustenta.

PUBLICIDADE

“Esta é, sem dúvida uma feira determinante para a dinamização da economia local, pois o melão é, e sempre foi um produto presente na actividade agrícola de muitas famílias deste concelho, sendo mesmo a sua base de subsistência”, afirma a organização em nota enviada ao Correio do Ribatejo.

Reforçando a importância deste produto a realização deste certame é, igualmente determinante na promoção e valorização do mesmo, potenciando assim o aumento das vendas, e consequentemente a dinamização da economia local, que se baseia, essencialmente no sector agrícola.

De entre este produto, destaque para o melão Manuel António, uma variedade produzida unicamente em Alpiarça e por produtores deste concelho. Este melão está inscrito no catálogo nacional de variedades, e o município de Alpiarça mantém e luta por um processo de certificação do mesmo.

À semelhança das edições anteriores o certame iniciar-se-á com a realização do já tradicional concurso de melão e melancia de Alpiarça, que premeia os melhores e, que acontecerá no próximo dia 20 de Julho no Pólo Enoturístico da Casa dos Patudos, com a presença de elementos da Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Escola Superior Agrária, Confederação de Jovens Agricultores, um representante de produtores de melão e um representante do município, que serão os júris deste concurso.

O programa do festival prevê muita animação, como já é habitual, sendo que no primeiro dia haverá o espectáculo musical com o Grupo Guitardrums, que prometem oferecer uma apresentação diferente e contagiante.

O dia 21 será pautado por grande dinamismo, iniciando o mesmo com um almoço gastronómico, com os “Comeres da Nossa Terra”, sendo esta uma iniciativa que decorre pelo quarto ano no festival e procura reavivar costumes e tradições de Alpiarça, através da degustação de comida tradicional confeccionada localmente. Este almoço decorre com inscrições limitadas.

O ponto alto desse sábado será a presença da RTP, que trará pelo segundo ano consecutivo o programa “Aqui Portugal” a Alpiarça. Este programa promete muita animação, e sobretudo permitirá uma execelente promoção do certame, do melão e de todo sector do turismo, com a concretização de reportagens que irão promover e valorizar importantes pontos de atracção do concelho.

Durante a tarde de sábado muitas serão as actividades que farão parte do programa, desde zumba, representações etnográficas, animação de rua, showcookings e ainda as actividades para os mais novos que este ano serão dinamizadas por uma iniciativa conjunta da DECO e das Águas do Ribatejo.

O dia terminará com a já habitual mostra de folclore, que este ano junta os dois grupos do concelho e grupos convidados.

Também este ano não faltarão as actividades desportivas, com a habitual prova de Cicloturismo na Terra do Melão, organizada pelos 100% TT de Alpiarça, e uma caminhada intitulada “Pelos Encantos de Alpiarça”, que percorrerá caminhos rurais, onde a história do Melão não faltará durante este percurso. Ambas as iniciativas decorrerão durante a manhã do dia 22 de Julho. Como as crianças nunca são esquecidas durante a manha de domigo estará presença a biblioteca no Parque do Carril, com “ A hora do Conto”, que promete surpreender os mais pequeninos.

Durante a tarde de domingo a animação estará a cargo do grupo itenerante “Os Carambolas” e de uma apresentação de sevilhanas, pelo Centro Cultural Bruno Ramiro.

O 9ª Festival do Melão encerra com a última apresentação do FestFado que termina neste certame, um ciclo de espectáculos, que durante o ano 2018 percorreram os concelhos de Alpiarça e o Entroncamento.

Desta vez será a grande fadista Ana Lains a grande anfitriã.

Existem inúmeras razões para ir ao Festival do Melão. Tasquinhas, artesanato, passeios de barco, provas de melão e melancia, actividades para os mais novos e muita animação são algumas delas.

PUBLICIDADE
info,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS