A sétima edição do Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela, que decorre até domingo em 11 restaurantes do concelho de Alcanena, visa “recuperar e divulgar alguns dos sabores mais peculiares desta região”.

Inspirado na “gastronomia do trabalho” das “gentes das serras, de Aire e Candeeiros, e do bairro”, o festival recupera a cozinha dos que se dedicavam ao trabalho no campo, à pastorícia, à tecelagem ou à curtimenta das peles, “modelada pela carne de porco, pelos enchidos, pelo bacalhau salgado e pela horta”, com recurso à couve, ao feijão e à batata, mas também ao azeite e às ervas de tempero ou aos frutos secos, como o figo ou a amêndoa, afirma uma nota do município.

O festival dá destaque à cachola (fígado de porco) e à morcela de arroz, afirma a nota da Câmara de Alcanena.

Leia também...

Esclarecimento sobre a deteção da bactéria Legionella no Complexo de Piscinas de Azambuja

O Município de Azambuja tomou a decisão de encerrar temporariamente ao público o Complexo de Piscinas que serve todo o concelho. Esta medida foi…

“ASAS Pela Vida” angariou 28 mil euros a favor da FARPA

O grupo de voluntárias “ASAS Pela Vida”, de Santarém, conseguiu, este ano, angariar um total de 28.149,89€ na IX Edição da FestAzul. O valor…

GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos

A GNR registou entre 01 de janeiro e 15 de setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crimes de furtos e 327 roubos a idosos,…

Detido suspeito da autoria de três fogos na freguesia de Fátima

Um homem de 30 anos foi detido por ser suspeito da autoria de três incêndios florestais ocorridos na semana passada, na freguesia de Fátima,…