O Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar arranca hoje no Cineteatro Paraíso para mostrar 53 filmes até ao próximo domingo, juntando novos filmes e novas nacionalidades a uma edição que se deveria ter realizado em 2020.

Adiada devido à pandemia da covid-19, a quinta edição do Planos apresenta, na Selecção Oficial, 36 curtas-metragens oriundas de 23 países, marcadas pela “variedade de temas e culturas”, a serem distribuídas por seis sessões competitivas ao longo dos cinco dias do festival, segundo uma nota da Câmara de Tomar.

A sessão de abertura do festival, marcada para as 21:00 de hoje, contará com a presença do realizador abrantino João Estrada, seguindo-se a exibição do seu filme “Bunker ou Contos que Ouvi Depois do Mundo Acabar”, média-metragem premiada no Fantasporto 2020.

A partir das 22:00, Paulo Martinho vai mostrar, através de seis curtas-metragens, “um pouco do seu trabalho como realizador e director de fotografia”.

Nesta edição do Planos, Portugal surge de novo em destaque, com nove filmes em competição, sendo as outras 27 curtas-metragens de países como Alemanha, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Irão, Irlanda, Itália, Kosovo, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Peru, Reino Unido, Suécia, Ucrânia e Vietname, acrescenta a nota.

Na sexta-feira de manhã, regressa o Planinhos, numa sessão especial infantil, com seis curtas-metragens, organizada pelo Cineclube de Tomar em parceria com O Dia Mais Curto.

Esta edição volta a contar com uma parceria com o Leiria Film Fest, que levará ao cineteatro Paraíso, sábado à tarde, uma selecção de filmes premiados em anteriores edições do festival: “Sealskin”, de Ugla Hauksdóttir (Islândia), “Sleepwalk”, de Filipe Melo (Portugal), “Alien”, de Yeon Jegwang (Coreia do Sul), e “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, de Bruno Caetano (Portugal), numa sessão presidida pelos organizadores do festival de Leiria, Bruno Carnide e Cátia Biscaia.

O anúncio dos vencedores da 5.ª edição do Planos vai acontecer no domingo à tarde, no Centro Cultural da Levada, num espectáculo que inclui “um momento de poesia”, pela associação cultural Espaço 0, com a declamação de “As Quatro Manhãs” de Almada Negreiros.

Segundo a organização, “a entrada do festival, tal como o espírito do mesmo, continuam livres”.

A programação pode ser consultada em www.planosfilmfest.pt.

Leia também...
Foto ilustrativa

Onze armas e mais de duas mil munições apreendidas em Santarém

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na sexta-feira onze armas e mais…

Festas do Concelho de Sardoal recebem estatuto de EcoEvento

As Festas do Concelho de Sardoal, que decorrem de hoje, 21 a…

Fogo em Glória do Ribatejo provoca um ferido ligeiro e corte da linha ferroviária

O incêndio que lavra desde cerca das 15h00 de hoje em Salvaterra de…

Bombeiros de Rio Maior apresentaram nova viatura em Dia da Proteção Civil

Uma oferta da Câmara Municipal de Rio Maior que foi apresentada na…