A nona edição do Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar vai decorrer entre 19 e 23 de Novembro, reunindo mais de 35 filmes nacionais e estrangeiros, concertos, ‘masterclasses’ e atividades dedicadas à descoberta do cinema contemporâneo.

Durante cinco dias, a cidade de Tomar volta a acolher uma seleção de cinema nacional e internacional, sessões especiais e iniciativas formativas, reforçando o papel do Planos como “espaço de celebração e promoção do cinema de curta duração”, anunciou a organização, em nota informativa.

A seleção oficial em competição integra 20 filmes de ficção provenientes de 11 países, distribuídos por quatro sessões competitivas., com o epicentro do festival a decorrer no cineteatro Paraíso, em Tomar.

Segundo a organização, a secção competitiva “continua a afirmar-se como o núcleo vital do festival”, refletindo “as novas linguagens do cinema breve e os temas urgentes que atravessam a criação contemporânea”.

Entre as atividades paralelas, destaca-se a sessão de abertura “MUDO”, que contará com uma intervenção sonora ao vivo sobre o clássico “Os Crimes de Diogo Alves” (1911), e o concerto inaugural da banda Indignu, considerada uma das referências do pós-rock português.

O realizador Bruno Carnide conduzirá ainda a ‘masterclass’ “Super 8: Uma Viagem pela Película”, dedicada ao cinema analógico e às suas possibilidades contemporâneas.

A edição de 2025 inclui também várias secções temáticas: Planinhos, dedicada ao público infantil e às escolas; Tomar em Primeiro Plano, centrada em obras ligadas à cidade e à sua comunidade; sessões especiais com outros festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS) e o Leiria Film Fest; e a secção Planos Convida, que homenageia o cineasta Pedro Figueiredo Neto.

As sessões Planinhos, organizadas em parceria com a Avanca Gigantes, decorrerão de 19 a 21 de Novembro, às 09:30 e 11:30, e destinam-se a escolas. No sábado, 22 de novembro, haverá sessões abertas a famílias, às 10:30.

Criado em 2016, o Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar nasceu com o objetivo de afirmar o cinema como espaço de encontro e partilha.

Desde então, exibiu mais de 320 curtas-metragens de 55 países e foi palco de estreia nacional para mais de 100 filmes.

De acordo com a organização, o festival distingue-se pela “programação cuidada” e pela “ligação ao território e às comunidades locais”, assumindo-se como “um gesto coletivo” que transforma Tomar num “ponto de convergência entre artistas, espetadores e histórias de múltiplas geografias”.

O Planos decorre anualmente no cineteatro Paraíso e mantém-se fiel à sua missão de valorizar o cinema como “espaço de liberdade, experimentação e pensamento partilhado”.

Leia também...

“O Poeta Só”: livro de poesia de José Alberto Pereira Apresentado em Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, em Almeirim, encheu-se ontem ao final da tarde para receber a apresentação do livro “O Poeta Só”, de…

‘As Suplicantes’, de Sara Barros Leitão chegam a Santarém

O Teatro Sá da Bandeira recebe, no próximo dia 11 de Outubro, às 21h30, o espetáculo ‘As Suplicantes’, de Sara Barros Leitão. A partir…

Caminhos mais percorridos de Fátima reunidos em livro

Os caminhos que os peregrinos mais percorrem até ao Santuário de Fátima vão constar de três livros, nos quais são dadas indicações sobre o…

Ludgero Mendes distinguido com Colar de Mérito da Federação do Folclore Português

Ludgero Mendes foi distinguido com o Colar de Mérito da Federação do Folclore Português. Daniel Café, presidente da Federação, procedeu à condecoração no decorrer…