Diversas localidades na área do “Alto Concelho” de Azambuja vão ter melhor acesso a comunicações digitais com a chegada da fibra ótica, em meados do próximo ano. Através da cooperação entre a Câmara Municipal de Azambuja e a empresa dstelecom, prevê-se que até final do segundo trimestre de 2023 a cobertura de fibra ótica chegue a cerca de 3100 habitações, instituições e empresas. Este plano de expansão da empresa deverá abranger as povoações de Alcoentre, Casais das Boiças, Quebradas, Tagarro, Manique do Intendente, Póvoa de Manique e Arrifana.

O Município de Azambuja, consciente da “importância para o mundo actual de dispormos de telecomunicações eficientes, bem como do papel insubstituível das empresas deste ramo de atividade, abraçou esta parceria encarando-a como um contributo relevante para aumentar a coesão em todo o concelho, nomeadamente, levando às populações mais afastadas o acesso a este tipo de serviços com a qualidade exigível nos nossos dias”.

Esta medida integra-se nos objectivos da empresa dstelecom, já presente em 116 municípios portugueses, que pretende expandir a rede de alta velocidade a zonas mais periféricas, reduzindo desigualdades territoriais a nível de telecomunicações.

A dstelecom desenvolve a sua actividade levando serviços e soluções de conectividade a zonas de baixa densidade populacional, disponibilizando uma rede de fibra ótica neutra e aberta a todos os operadores de telecomunicações. Na prática, constrói e gere a infraestrutura de rede de fibra ótica, num formato grossista.

Pelo acordo estabelecido entre as duas partes, o Município de Azambuja cede à dstelecom, pelo prazo de vinte anos, a utilização de uma parcela de terreno de 54m2, em Alcoentre, para instalação do equipamento necessário à sua infraestrutura. Em contrapartida, a autarquia receberá uma compensação de 7 200,00€; assumindo, ainda, a empresa efectuar a interligação de fibra ótica a um conjunto de edifícios de serviços públicos e colectivos nas localidades abrangidas neste plano. O auto do acordo foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio; e por Filipe Lopes, em representação da dstelecom.

O projecto vai avançar e, logo que a rede esteja construída, as instituições e os habitantes domésticos beneficiados poderão escolher e contratar o operador que mais lhes convier, utilizando a nova fibra ótica em condições de igualdade entre todos. O resultado final será melhores condições de acesso à internet e a serviços de comunicações de voz e de televisão para as populações do Alto Concelho de Azambuja.

Leia também...

Despiste de pesado de mercadorias na A1 provoca dois feridos graves

Um veículo pesado de mercadorias que transportava postes de cimento despistou-se e provocou dois feridos graves na manhã desta segunda-feira, 1 de Fevereiro, ao…

Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes – Um Século de Honra, Memória e Serviço

Em Santarém, há uma instituição centenária que mantém viva a chama da memória e do reconhecimento àqueles que serviram Portugal nos campos de batalha.…

Antiga escola primária vai acolher Ninho de Empresas de Tomar

A antiga escola primária da Charneca da Peralva, na freguesia de Paialvo, vai acolher o Ninho de Empresas de Tomar, espaço físico para o…

Celebrações do Dia Mundial do Alzheimer em Santarém

A Associação Alzheimer Portugal celebrou o dia mundial da doença em Santarém, a 26 de Setembro. As comemorações iniciaram-se durante a manhã nas instalações…