Foto: Alfredo Cunha

O realizador Sérgio Graciano começa esta segunda-feira, 9 de Março, a rodagem do filme de ficção “Salgueiro Maia – O implicado”, sobre um dos capitães que protagonizaram a revolução de Abril de 1974.

Apresentado como “o primeiro retrato, a projectar no grande ecrã, daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974”, o filme é encabeçado pelo actor Tomás Alves no papel de Salgueiro Maia.

De acordo com a distribuidora Cinemundo, a rodagem decorrerá nas próximas sete semanas em Lisboa, Santarém, Pombal e Castelo de Vide. O filme, produzido pela Sky Dreams Entertainment, tem estreia marcada para 01 de Outubro.

“Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, ‘Salgueiro Maia – O Implicado’ retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o capitão de Abril”, lê-se na nota de imprensa.

O argumento é de João Lacerda de Matos a partir de uma biografia assinada por António de Sousa Duarte sobre o ‘capitão de Abril’. Além de Tomás Alves, o elenco do filme contará, entre outros, com Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa e Gabriela Barros.

Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão, em 1971.

Como delegado da Arma de Cavalaria, integrou a Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA).

Em 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que, partindo da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição do então presidente do Conselho, Marcello Caetano, e à definitiva queda do Estado Novo. Morreu a 3 de Abril de 1992, aos 47 anos.

“Salgueiro Maia – o Implicado” tem co-produção com a produtora colombiana 11:11 Films & Tv, apoio da RTP, Instituto do Cinema e audiovisual, Turismo de Portugal e câmara municipal de Lisboa.

Sérgio Graciano trabalha sobretudo em televisão, tendo o nome associado, por exemplo, à série “Conta-me como foi”, às telenovelas “Laços de Sangue” e “Prisioneira”, e ao programa “Último a sair”.

Em 2020 estreou a primeira longa-metragem de ficção, “Assim Assim” (2010), à qual se sucederam “Uma vida À espera” (2016), “Perdidos” (2017) e “Linhas de sangue” (2018).

Este ano, Sérgio Graciano deverá estrear ainda dois outros filmes, segundo informação no portal IMDB: “A impossibilidade de estar só” e “O som que desce na Terra”.

Leia também...

Biblioteca Municipal da Chamusca empresta livros em regime de take-away

A Biblioteca Municipal da Chamusca inicia esta segunda-feira, dia 11 de Maio,…

Escola de acordeão Andreia Sofia conquista 2º lugar no “Acordeão d’Ouro”

Concurso promovido pelo programa Praça da Alegria, da RTP

Há 180 anos Passos Manuel comprou “casas” na Alcáçova de Santarém

A 1 de Maio de 1841, Manuel da Silva Passos e Gervásia…

Programação de Novembro do PIPA leva arte, pensamento e escrita à aldeia de Saramago

O PIPA – Programa da Imagem e da Palavra da Azinhaga dinamiza,…