É já nos dias 7 a 10 de Junho que Tomar volta a mostrar os seus monumentos imersos num banho de luz e cor, com a segunda edição do Flux Tomar que não deixou ninguém indiferente há um ano atrás.

Desta vez, o percurso imersivo multimédia permitirá aos visitantes deambularem pela cidade, entre as 21h30 e as 24 horas, experienciando e vivenciando o seu património realçado pelas criações artísticas de luz e vídeo nos locais escolhidos: o conjunto de edifícios do Complexo Cultural da Levada situados na Rua Everard, a fachada da igreja de S. João Baptista e o Claustro de D. João III, no Convento de Cristo.

Na Levada, podemos assistir a um espectáculo histórico que mostra as actividades industriais que estiveram presentes no complexo ao longo dos tempos, enfatizando a sua relação intrínseca com o rio Nabão, com os operários a trabalharem dentro da Central Elétrica dando luz à cidade, no Lagar, na Carpintaria, na Serralharia e na Fundição.

Na igreja de S. João Baptista teremos acesso a um espectáculo multimédia interactivo que se inspira dos azulejos do interior da Igreja e preenche a fachada no exterior com padrões coloridos que se assemelham a azulejos virtuais. Permitindo a interactividade do público, esta instalação projecta as pessoas na fachada, criando padrões caleidoscópicos consoante os seus movimentos e as cores das suas roupas, numa instalação contemporânea e criativa que se destina a todo o tipo de público, desde os amantes de arte às famílias.

Finalmente, no Convento de Cristo, o espaço escolhido é este ano o Claustro de D. João III, o mais monumental dos diversos que o constituem. Num espectáculo imersivo, o público vai viajar pelos territórios das Descobertas, assistindo a uma explosão visual de cenografias virtuais que transformam o claustro nos diferentes territórios e culturas próprias de cada região. De África à Índia, do Brasil à China e ao Japão esta vai ser uma viagem única pelo Império de Portugal no tempo de D. João III.I

Tomar consolida assim a sua oferta de eventos de qualidade dirigidos ao grande público, em que a espectacularidade se alia à promoção do património e da História do concelho.

Numa criação de OCubo, esta é uma iniciativa do Município de Tomar e do Turismo Centro de Portugal, integrada na rota de Lugares Património Mundial da Região Centro, que integra igualmente Alcobaça, Batalha e Coimbra.

Leia também...

Formação ‘online’ sobre filosofia, cidadania, arte e cultura em Torres Novas

A Câmara de Torres Novas vai promover, a partir do dia 29…

Planos mostra 30 curtas-metragens no cineteatro Paraíso em Tomar

A quarta edição do Planos – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar…

“Aposto num futuro cada vez mais auspicioso para o Festival ‘Celestino Graça’”

De 03 a 09 de Setembro, a Casa do Campino, em Santarém,…

Fundação Luiza Andaluz acolhe lançamento de livro com textos escritos pela fundadora da congregação

No dia 18 de Outubro, entre as 15h00 e as 17h00, a…