O incêndio florestal que deflagrou hoje na freguesia de Alcanede, em Santarém, mantém-se ativo e já provocou danos num anexo de habitação e numa área pecuária, informou o Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo.
De acordo com a mesma fonte, o fogo continua em curso e mobiliza 342 operacionais, apoiados por 175 veículos, referindo ainda que não há populações em risco, nem foram ordenadas evacuações ou confinamentos.
O Comando Sub-Regional adianta ainda que o incêndio provocou danos numa área pecuária, onde morreram cerca de 350 leitões.
O incêndio causou ainda quatro feridos ligeiros – três agentes de proteção civil e um civil –, todos assistidos no hospital de Santarém.
Neste momento, encontram-se no teatro de operações mais de 400 operacionais, apoiados por 130 veículos, com meios das Brigadas da Lezíria do Tejo, Médio Tejo, Oeste e Lisboa Bombeiros, Sapadores Florestais, Afocelca, GNR, UEPS e INEM.
De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o alerta para o fogo foi dado às 13h12, em Vale de Caldas.