Foi apresentada a programação oficial do Festival de Órgão de Santarém (FÓS), que decorrerá entre os dias 14 e 30 de Novembro, em vários espaços culturais da cidade e vilas do concelho.

A conferência de imprensa, que decorreu no passado dia três de Novembro, na Sala Cosmos do Museu Diocesano de Santarém, contou com a presença de João Leite (Presidente da Câmara Municipal de Santarém), Nuno Domingos (Vereador da Câmara de Santarém), Rui Teixeira (Diretor Artístico do FÓS) e Eva Neves (Diocese de Santarém).

Promovido pela Câmara Municipal de Santarém, a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia, a 7.ª edição do festival tem como lema “Uma História de Liberdade”, e gira em torno de dois eixos: o primeiro de carácter mais conservador, assente no património histórico, e o segundo de caráter mais vanguardista, assente na experimentação artística.

O arranque oficial do FÓS está agendado para o próximo dia 14 de Novembro com o ciclo “À Volta do FÓS”, que leva quatro recitais às localidades de Alcanede, Pernes, Tremês e Vale de Santarém, com o intuito de descentralizar a cultura e procurar novos cruzamentos artísticos.

“Este ano o ciclo contará com quatro momentos, nos quais a programação propõe uma perspectiva inusitada, através da inclusão de instrumentos que são menos convencionais de se ver em concerto com o órgão”, explicou Rui Teixeira.

O diretor artístico destacou também algumas das novidades da presente edição, com destaque para o concerto inaugural do festival, da autoria de Fernando Lapa, que irá acontecer no próximo dia 22 de Novembro, às 21h30, na Catedral de Santarém, e o “Organista in. FÓS”, que este ano conta com o organista residente, António José Pedrosa.

“Esta matriz programática é uma matriz que cria uma identidade e uma personalidade musical muito diferenciadora do que se costuma encontrar nos festivais de órgão”, sublinhou.

Já o presidente da Câmara de Santarém, João Leite, afirmou que “são poucas as cidades da Europa que têm a possibilidade e a capacidade de serem brindadas por um evento desta natureza”.

O autarca destacou ainda o impacto que estes tipos de eventos têm para a dimensão cultural da cidade e do próprio concelho.

“Qualquer território, qualquer cidade que se queira preparar para o futuro, tem de ter cultura, tem de investir em cultura, porque estamos a dar mundo à nossa comunidade”, evidenciou.

Em 2024, o FÓS levou cerca de 3000 visitantes até à cidade de Santarém, tendo vindo a crescer de edição para edição e a tornar-se um evento identitário da própria cidade.

“A ideia é que o evento se torne um evento identitário da própria cidade e que os próprios intervenientes da cultura escalabitana, se reconheçam e se revejam na própria programação do FÓS”, manifestou Rui Teixeira.

Leia também...

Feira do Livro Usado na rua para ajudar a recuperar coro de igreja

Uma Feira do Livro Usado vai decorrer no sábado de manhã ao ar livre, no centro do Cartaxo, no âmbito da campanha de angariação…

Museu Nacional Ferroviário inaugura dia 18 dois novos espaços expositivos

 O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), anunciou a inauguração, no próximo dia 18 de Maio, data do seu sexto aniversário, de dois…

Visita temática explora o modernismo arquitetónico em Santarém

A cidade de Santarém recebe no próximo dia 16 de maio, entre as 9h30 e as 11h30, a visita temática “Santarém Modernista: Arts and…

20.º edição do FITIJ promete espetáculos singulares

O Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude (FITIJ) regressa hoje à cidade de Santarém, onde irá permanecer até ao…