Programação “Verão In.Str… é um Espanto!

13 a 19 de Julho

Exposição de fotografia “Caminho das Artes”

A exposição Caminho das Artes transforma o Centro Histórico de Santarém num espaço aberto à fotografia. Cinquenta imagens iluminadas individualmente, convidam a uma visita nocturna ao centro.

Pode encontra-las na rua Serpa Pinto e na Praça Visconde Serra do Pilar e encante-se com as fotografias, dos fotógrafos da nossa região.

13.07 | 6ª feira

“Viagens pela Música Latina” na Ribeira de Santarém

Porque o Centro Histórico de Santarém não se situa só no planalto, haverá também animação na Ribeira de Santarém. O grupo La Fontinha vai até à Ribeira, na sexta-feira, dia 13 de Julho, para apresentar sons latinos. “Viagens pela Música Latina”, às 22 horas.

La Fontinha, grupo torrejano que neste concerto, interpreta temas de inspiração tradicional ibérica.

A banda é constituída por Céu Rodrigues (vocalista), David Gonzaga, João Carlos Lopes, João Pedro Vitorino (Pierre), Mário Rosa e Xavier Pereira.

Neste dia, na sede da Sociedade Recreativa Operária (SRO), a partir das 21h30, há projecção de imagens de “Outros Tempos”. Não faltará igualmente o humor com Carlos Oliveira.

14.07 | sábado

In. Tradição e In. Movimento

O Rancho Folclórico da Casa do Povo da Glória do Ribatejo vai animar do Centro Histórico, das 10h30 até às 12h30. Momento ideal para assistir aos usos e costumes, música, dança, gastronomia, e à recriação de algumas actividades agrícolas campesinas, numa organização do INATEL.

Para os mais novos, na Associação Aqui Há Gato, há, às 10h30, Arte para Bebés, às 11h30, Hora do Conto e ao 12h00 Oficinas de Arte, actividades, replectas de conhecimento, imaginação e aventuras para os mais pequenos.

Para além destas actividades, existe ainda uma aula aberta de Yoga (para todos), no Jardim das Portas do Sol, às 11h00, com o apoio da AMA – Associação Movimento Aberto e Federação Portuguesa de Yoga. Em simultâneo e no mesmo recinto, a Decathlon promove animação desportiva para as famílias.

Exposição de fotografia ‘’Tejo … Vida e Agonia de um Rio”

No mesmo espaço, ou seja, no Jardim Portas do Sol, não perca a inauguração da exposição de rua ‘’Tejo … Vida e Agonia de um Rio’’, rica em beleza e segredos, às 19h00, numa organização da In. Focus

Esta mostra, curadoria de Paulo Semblante Mendes, pode ser visitada até ao dia 14 de Setembro, contando com 28 fotografias distribuídas por quatro painéis/módulos temáticos: ‘’Memórias’’ – fotos de José Gaspar; ‘’Paisagem’’ – fotos de António Ribeiro; ‘’Avifauna’’ de José Freitas e ‘’Poluição’’ de Arlindo Consolado Marques.

“Tejo…Vida e Agonia de um Rio”, tem como objectivo, sensibilizar e consciencializar para a preservação natural e social de todo um ecossistema ligado ao Tejo.

Também no sábado, dia 14, o Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS) não abdica da tradição.  Este ano, o “Arraial Popular” traz novamente animação musical, petiscos variados e as famosas sardinhas assadas, pelas 19h00 e com vista privilegiada do seu terraço. 

Rock da Velha In.Str nas Portas do Sol

O sábado 14, culmina às 22h00 com o evento “Rock da Velha In.Str”, numa organização da Música Velha de Pernes. Sobem ao palco as bandas ‘’Cruz de Ferro’’ e ‘’Low Torque’’. Um ambiente de música rock e metal, rodeado das muralhas do Jardim Portas do Sol.

18.07 | 4ªfeira

“Recital do Trio Garrett” e cinema ao ar livre

Para comemorar os 175 anos da vinda de Garrett a Santarém, na quarta-feira, dia 18 de Julho, às 21h30, a Casa Museu – Fundação Passos Canavarro, organiza um recital intitulado “Trio Garrett’’.

Cinema | Koyaanisqatsi – A Vida em Desequilíbrio’’

À noite, o cinema ao ar livre retorna ao Largo Padre Chiquito, numa parceria com Cineclube de Santarém. Às 22h00, não deixe de assistir ao documentário “Koyaanisqatsi – A Vida em Desequilíbrio’’, de Godfrey Reggio.

“Koyaanisqatsi” é uma obra de arte minimalista, sem actores, sem enredo e sem diálogos. As únicas coisas que vemos durante 87 minutos são paisagens naturais, imagens de cidades e de pessoas. É diferente de qualquer outra coisa no cinema, é original e provocante. Ele comunica mesmo sem palavras, sobre os efeitos da modernização da humanidade. É uma viagem mística, um show visual embalado com a música arrebatadoras de “Phillip Glass. A trilha sonora canta “Koyaanisqatsi”, que é um termo indígena (Hopi) que significa “Vida em Desequilíbrio”. Embora não exista uma trama no sentido tradicional, há um enredo delineado. Filmado entre 1977 e 1982, obteve um resultado simplesmente impressionante.

19.07 | 5ªfeira

In. Downtown no Centro Histórico

Mais uma quinta-feira, dia 19 Julho, com muita animação, até às 23h00, em vários espaços em simultâneo.

Na Praça Velha (Praça Visconde Serra do Pilar), conte com o projecto musical ‘’Ecstatic Vision’’ e ‘’Two Pirates and a Dead Ship’’ (Cartaxo Sessions).

Já no Largo Padre Francisco Nunes da Silva actua o grupo ‘’The Nomand Band’’, no Largo do Seminário, com a colaboração da Loja das Tradições, vai soar o saxofone de Pedro Santos Rosa.

No Pátio 102, na Rua Capelo e Ivens, a Escola Profissional de Imagem de Lisboa promete surpreendermo-nos com um espectáculo de teatro ‘’Portugal Medieval (… é bestial).

Na rua Capelo e Ivens, junto a São Nicolau, “Artes” do Atelier Árvore da Vida”, e fados, no TasCá.

Pelo meio, não vão faltar os sons do Quarteto Nelson Pisco pelas ruas do Centro Histórico.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…