“Punctum – ser criança atrás das grades” é o tema da exposição fotográfica que Catarina Araújo Ribeiro inaugurará este sábado (20 de Janeiro), pelas 16h00, no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém.

Durante quase quatro meses, Catarina Araújo Ribeiro fotografou a cumplicidade entre mães e filhos na prisão: o colo, o mimo, os sorrisos, as brincadeiras, os cuidados.

Para protecção da identidade dos menores, as fotografias não mostram os seus olhares, mas podem facilmente adivinhá-los nas expressões das mães e (sobretudo) nos seus reflexos nos olhos delas.

“Muitas destas crianças nunca saíram da prisão. Guardamos todos um segredo fantástico que, um dia, eles vão descobrir – é que, para lá dos muros que eles conhecem, existe um mundo imenso, com mar e montanhas, com gatinhos, e gelados, e milhões e milhões de pessoas, e carros, e toda a espécie de animais”, afirma Catarina Araújo Ribeiro.

“Um dia, enterrarão os pés na areia quente da praia, saltarão nas ondas do mar, deslumbrar-se-ão com muitos pores-do-sol, e descobrirão que se pode dar 100 passos e continuar a andar em frente, e Verão que há janelas sem grades e portas sem ferrolhos,” conclui.

Esta exposição estará patente até ao dia 10 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.

Leia também...

Alunos do curso de Artes do Espectáculo e grupo de teatro Norueguês apresentaram “Memory Traces”

Alunos do curso de Artes do Espectáculo – Interpretação, do agrupamento de escolas Dr. Ginestal Machado em Santarém, participaram, na tarde desta quinta-feira, dia…

Música, desporto e animação nas Festas do Arripiado de 15 a 18 de Agosto

A aldeia ribeirinha do Arripiado, no concelho da Chamusca, está em festa de 15 a 18 de Agosto, nas tradicionais Festas de São Marcos,…

Música de José Cid e teatro de Paulo Betti entre os destaques da agenda cultural na Chamusca

O Município da Chamusca já apresentou a oferta cultural para os primeiros dois meses de 2020, estando em destaque a Gala de Homenagem a…

De Atégina à Imaculada – novo livro de Aurélio Lopes

Aurélio Lopes, doutorado em Antropologia Social, tem devotado boa parte da sua actividade académica a mergulhar nas profundezas das questões em torno do sagrado…