“Punctum – ser criança atrás das grades” é o tema da exposição fotográfica que Catarina Araújo Ribeiro inaugurará este sábado (20 de Janeiro), pelas 16h00, no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém.

Durante quase quatro meses, Catarina Araújo Ribeiro fotografou a cumplicidade entre mães e filhos na prisão: o colo, o mimo, os sorrisos, as brincadeiras, os cuidados.

Para protecção da identidade dos menores, as fotografias não mostram os seus olhares, mas podem facilmente adivinhá-los nas expressões das mães e (sobretudo) nos seus reflexos nos olhos delas.

“Muitas destas crianças nunca saíram da prisão. Guardamos todos um segredo fantástico que, um dia, eles vão descobrir – é que, para lá dos muros que eles conhecem, existe um mundo imenso, com mar e montanhas, com gatinhos, e gelados, e milhões e milhões de pessoas, e carros, e toda a espécie de animais”, afirma Catarina Araújo Ribeiro.

“Um dia, enterrarão os pés na areia quente da praia, saltarão nas ondas do mar, deslumbrar-se-ão com muitos pores-do-sol, e descobrirão que se pode dar 100 passos e continuar a andar em frente, e Verão que há janelas sem grades e portas sem ferrolhos,” conclui.

Esta exposição estará patente até ao dia 10 de Fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30, e aos sábados, das 10h00 às 13h00.

Leia também...

Camané e Mário Laginha apresentam ‘Aqui está-se sossegado’ em Santarém

Camané e Mário Laginha apresentam o seu mais recente projecto conjunto ‘Aqui está-se sossegado’ no próximo dia 1 de Outubro, pelas 21h30, no Centro…

Joana Duarte quer chamar a atenção das novas gerações para as tradições através da moda

Joana Duarte, 26 anos, é designer de moda e fundadora da Behén, marca que nasceu em 2019. Cresceu em Sinterra, uma localidade perto de…

Fernanda Narciso inaugurou ‘A Casa’ este sábado na Sala de Leitura Bernardo Santareno

Fernanda Narciso inaugurou no passado sábado, ao final da tarde, o seu novo trabalho ‘A Casa’ que pode ser visitado na Sala de Leitura…

Grupo Académico alcança grandes êxitos na Chéquia

Bem se pode dizer que o Grupo Académico de Danças Ribatejanas, de Santarém, honrou os seus pergaminhos de quase setenta anos de existência e…