João Rodrigues, fotógrafo natural de Torres Novas, é um dos 100 finalistas do “Wildlife Photographer of the Year”, a maior e mais antiga competição de fotografia de natureza do mundo, organizada e produzida pelo Museu de Historia Natural de Londres.
O fotógrafo especializado em ecossistemas marinhos levou a concurso a foto intitulada ‘Where the giant newts breed’, que apresenta o retrato de duas salamandras num lago temporário do famoso fenómeno ‘Mar de Minde’.
“No mar de Minde, ocorre um fenómeno em Invernos de forte precipitação: uma floresta submersa acolhe comunidades de anfíbios. Nas águas sombrias, um casal de salamandras-de-costelas-salientes nada entre a vegetação abraçado, momentos após a cópula”, descreve João Rodrigues.
O fotógrafo ribatejano foi o único português premiado ao conseguir ficar entre as 100 imagens finalistas deste concurso com 58 anos de história a nível global.
A mesma fotografia foi também distinguida anteriormente no ‘Underwater Photographer of the Year’, um dos mais prestigiados concursos de fotografia subaquática do mundo.
A fotografia deste fenómeno natural vai agora acompanhar a exposição “Wildlife Photographer of the Year”, irá viajar para mais de 20 países e ser vista por mais de 2 milhões de visitantes.
Os vencedores da edição 2021 foram anunciados na passada terça-feira, 12 de Outubro, e estiveram a concurso mais de 50 mil fotografias de 95 países do mundo.