João Rodrigues, fotógrafo natural de Torres Novas, é um dos 100 finalistas do “Wildlife Photographer of the Year”, a maior e mais antiga competição de fotografia de natureza do mundo, organizada e produzida pelo Museu de Historia Natural de Londres.

O fotógrafo especializado em ecossistemas marinhos levou a concurso a foto intitulada ‘Where the giant newts breed’, que apresenta o retrato de duas salamandras num lago temporário do famoso fenómeno ‘Mar de Minde’.

“No mar de Minde, ocorre um fenómeno em Invernos de forte precipitação: uma floresta submersa acolhe comunidades de anfíbios. Nas águas sombrias, um casal de salamandras-de-costelas-salientes nada entre a vegetação abraçado, momentos após a cópula”, descreve João Rodrigues.

O fotógrafo ribatejano foi o único português premiado ao conseguir ficar entre as 100 imagens finalistas deste concurso com 58 anos de história a nível global.

João Rodrigues

A mesma fotografia foi também distinguida anteriormente no ‘Underwater Photographer of the Year’, um dos mais prestigiados concursos de fotografia subaquática do mundo.

A fotografia deste fenómeno natural vai agora acompanhar a exposição “Wildlife Photographer of the Year”, irá viajar para mais de 20 países e ser vista por mais de 2 milhões de visitantes.

Os vencedores da edição 2021 foram anunciados na passada terça-feira, 12 de Outubro, e estiveram a concurso mais de 50 mil fotografias de 95 países do mundo.

Leia também...

Mestre Rui Fernandes abre as portas do atelier aos alunos da Academia Sénior da Golegã

Numa sociedade em que se privilegia a juventude e a produtividade é relativamente fácil difundirem-se estereótipos menos positivos relativamente ao envelhecimento.A eles está associado,…

Santarém convida espectadores a escolherem programação cultural

A Câmara de Santarém, em parceira com a Artemrede, lançou um convite aos espectadores do concelho para participarem no projecto “Visionários” e assistirem a…

Astronomia e versos de Camões estão de volta ao Planetário de Ptolomeu

Depois do sucesso da actividade realizada no último dia de Julho, vai ser de novo possível, na noite de 21 de Agosto, observar o…

Cristina Branco no festival QuebraJazz em Coimbra

A fadista Cristina Branco, natural de Almeirim, é a convidada especial da actuação do trio Paulo Bandeira no festival QuebraJazz, em Coimbra. Outra das…