João Rodrigues, fotógrafo natural de Torres Novas, é um dos 100 finalistas do “Wildlife Photographer of the Year”, a maior e mais antiga competição de fotografia de natureza do mundo, organizada e produzida pelo Museu de Historia Natural de Londres.

O fotógrafo especializado em ecossistemas marinhos levou a concurso a foto intitulada ‘Where the giant newts breed’, que apresenta o retrato de duas salamandras num lago temporário do famoso fenómeno ‘Mar de Minde’.

“No mar de Minde, ocorre um fenómeno em Invernos de forte precipitação: uma floresta submersa acolhe comunidades de anfíbios. Nas águas sombrias, um casal de salamandras-de-costelas-salientes nada entre a vegetação abraçado, momentos após a cópula”, descreve João Rodrigues.

O fotógrafo ribatejano foi o único português premiado ao conseguir ficar entre as 100 imagens finalistas deste concurso com 58 anos de história a nível global.

João Rodrigues

A mesma fotografia foi também distinguida anteriormente no ‘Underwater Photographer of the Year’, um dos mais prestigiados concursos de fotografia subaquática do mundo.

A fotografia deste fenómeno natural vai agora acompanhar a exposição “Wildlife Photographer of the Year”, irá viajar para mais de 20 países e ser vista por mais de 2 milhões de visitantes.

Os vencedores da edição 2021 foram anunciados na passada terça-feira, 12 de Outubro, e estiveram a concurso mais de 50 mil fotografias de 95 países do mundo.

Leia também...

‘Espírito da Terra’ – Exposição de Artes Plásticas até dia 2 em Santarém [C/VÍDEO]

O Centro Cultural Regional de Santarém organizou, em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém a exposição de Artes Plásticas ‘Espírito da Terra’,…

Teresa Salgueiro no Teatro Virgínia com “O Horizonte e a Memória”

No dia 15 de Setembro, sábado, pelas 21h30, o Teatro Virgínia em Torres Novas acolhe um concerto de Teresa Salgueiro. “O Horizonte e a…

VÍDEO | Conservatório de Música de Santarém regressa aos palcos no Dia Mundial da Dança

O Conservatório de Música de Santarém celebrou o Dia Mundial da Dança, no dia 29 de Abril, no Convento de São Francisco, com o…

Vítor Serrão defende que Estado compre quadro do século XVI roubado da capela do Convento de Almoster

O historiador de arte Vitor Serrão defendeu, em declarações à Lusa, a compra pelo Estado de um quadro de Diogo Contreiras (1500-1560) que vai…