Através do projecto “Bata Branca”, a Extensão de Saúde de Mouriscas voltou a receber esta manhã o Dr. António Proa, médico com especialidade de medicina geral e familiar, que irá garantir consultas todas as terças, quintas e sextas-feiras de manhã, entre as 9h30 e as 12h30.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “hoje é um dia simpático, não é completamente feliz porque ainda há muito trabalho para fazer, ainda há muitos cidadãos que estão sem médico de família, não estamos totalmente satisfeitos, mas hoje é um sinal de grande motivação para continuarmos a trabalhar com o Ministério da Saúde, a quem compete a colocação dos médicos no SNS”.

Neste projecto “Bata Branca”, implementado em Mouriscas, “há uma parte do vencimento do médico que é pago pelo Ministério da Saúde e há uma parte suportada pelo Município para reforçar e ter capacidade para captar médicos para esta função”, explicou Manuel Jorge Valamatos. Este valor comparticipado pelo Município é feito através de um protocolo realizado com a ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas.

Para Manuel Jorge Valamatos, “aqui em Mouriscas, é uma dupla satisfação porque recuperámos o médico que fez aqui serviço durante quase 40 anos, o Dr. António Proa, um excelente profissional, o que facilita imenso toda a orgânica e relacionamento com os utentes”.

É intenção do Município de Abrantes alargar o projeto “Bata Branca” a outros locais do concelho, estando a trabalhar em conjunto com o ACES do Médio Tejo.

Diana Leiria, diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, destacou esta manhã em Mouriscas que este projeto “Bata Branca” é “uma situação de recurso, mas que permite atenuar a dificuldade que temos em conseguir atrair novos médicos de família para ir substituindo os que se vão aposentando”.

Leia também...

Mobi.Sénior contou com mais de 4 mil utilizadores desde o início de 2019

O Mobi.Sénior – Transporte Colectivo Sénior do concelho de Santarém, gratuito e dirigido à população com mais de 60 anos ou incapacidade física ou…

Orçamento Participativo com quatro projectos em votação

Os quatro projectos que concorrem ao Orçamento Participativo de Sardoal vão estar em votação entre hoje e o dia 31 de agosto, informou o…

Fábrica da Tupperware em Constância vai a venda com preço mínimo de 10 ME

A fábrica da Tupperware em Montalvo, Constância, vai ser colocada à venda com um valor mínimo de 10 milhões de euros (ME), nove meses…

Sobe para 93 número de infectados no surto na Misericórdia de Mação

O número de pessoas infetadas na Santa Casa da Misericórdia de Mação subiu hoje de 85 para 93, entre utentes e funcionários, situação que…