Através do projecto “Bata Branca”, a Extensão de Saúde de Mouriscas voltou a receber esta manhã o Dr. António Proa, médico com especialidade de medicina geral e familiar, que irá garantir consultas todas as terças, quintas e sextas-feiras de manhã, entre as 9h30 e as 12h30.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, “hoje é um dia simpático, não é completamente feliz porque ainda há muito trabalho para fazer, ainda há muitos cidadãos que estão sem médico de família, não estamos totalmente satisfeitos, mas hoje é um sinal de grande motivação para continuarmos a trabalhar com o Ministério da Saúde, a quem compete a colocação dos médicos no SNS”.
Neste projecto “Bata Branca”, implementado em Mouriscas, “há uma parte do vencimento do médico que é pago pelo Ministério da Saúde e há uma parte suportada pelo Município para reforçar e ter capacidade para captar médicos para esta função”, explicou Manuel Jorge Valamatos. Este valor comparticipado pelo Município é feito através de um protocolo realizado com a ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas.
Para Manuel Jorge Valamatos, “aqui em Mouriscas, é uma dupla satisfação porque recuperámos o médico que fez aqui serviço durante quase 40 anos, o Dr. António Proa, um excelente profissional, o que facilita imenso toda a orgânica e relacionamento com os utentes”.
É intenção do Município de Abrantes alargar o projeto “Bata Branca” a outros locais do concelho, estando a trabalhar em conjunto com o ACES do Médio Tejo.
Diana Leiria, diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo, destacou esta manhã em Mouriscas que este projeto “Bata Branca” é “uma situação de recurso, mas que permite atenuar a dificuldade que temos em conseguir atrair novos médicos de família para ir substituindo os que se vão aposentando”.