SONY DSC

A greve dos trabalhadores não docentes das escolas que estava marcada para o dia 7 de Dezembro foi desconvocada, depois de o Governo ter anunciado tolerância de ponto na Administração Pública no mesmo dia.

Em comunicado, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) explica que a suspensão da greve não significa o recuo nas reivindicações dos trabalhadores.

Quando anunciou a greve, na quinta-feira, o dirigente da federação, Artur Sequeira, justificou o protesto com a falta de resposta do Ministério da Educação à resposta de problemas antigos do sector que se tornaram mais urgentes no actual contexto de pandemia da covid-19.

Entre as principais reivindicações, os funcionários das escolas pedem o fim do trabalho precário e a integração nos quadros de todos os trabalhadores a termo certo, o reforço de pessoal com mais 6 mil não docentes e o fim do processo de municipalização.

“Se o Ministério da Educação quiser recuar esta greve, sabe muito bem quais são as respostas que tem de dar. Tem de encontrar soluções duradouras para estabilizar o corpo não docente das escolas”, afirmou na altura o dirigente da FNSTFPS.

Para já, Artur Sequeira não aponta uma nova data, mas adianta que se a situação se mantiver inalterada no início do próximo período lectivo será convocada novamente a greve.  

“O Governo vai ter tempo para responder às reivindicações dos trabalhadores e, neste sentido, depois vamos ter de avaliar novamente a situação em que estamos no início do segundo período e vamos avançar para a greve com certeza”, disse à Lusa, referindo não estar confinante numa resposta da tutela.

Leia também...

Abertas inscrições para Mestrado em Gestão de Organizações de Economia Social

A Escola Superior de Gestão e Tecnologia (ESGT), do Instituto Politécnico de Santarém, abriu na segunda-feira, 1 de Abril a primeira fase de candidaturas…

Orçamento Participativo Escola do Cartaxo vai a votos dias 18 e 19 de Junho

Nas assembleias participativas do Orçamento Participativo Escolar 2018, que vão decorrer no Cartaxo e em Pontével, os alunos do 1.º Ciclo vão apresentar projectos…

Escolas de Santarém distinguidas no Programa Escolas Solidárias Fundação EDP

Mais de 800 alunos e professores de escolas de todo o país celebraram, no Teatro Camões, em Lisboa, um ano lcetivo dedicado a projectos…

Presidência e Assembleia da República apoiam Prémio Literário ‘A Escola’ na Linhanceira

Galardão criado no âmbito do Centenário das Escolas na Linhaceira vai conceder três prémios na freguesia de Asseiceira, três no concelho de Tomar e…