O investimento de 60 milhões de euros para a retirada de estruturas com amianto das escolas públicas vai ser totalmente assegurado por fundos comunitários, segundo o Plano de Estabilização Económica e Social (PEES).

“O investimento tem um custo estimado de 60 milhões de euros, financiado a 100% por fundos comunitários”, lê-se no documento publicado em Diário da República no sábado à noite.

De acordo com o PEES, o governo pretende “remover e substituir todas as estruturas com amianto existentes em escolas localizadas nos territórios abrangidos pelos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisbo@ 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 20202”.

Esta medida responde “definitivamente a uma preocupação de saúde pública, que foi gradualmente atendida, mas que exige agora uma resposta mais contundente, plena e universal”, assume o governo.

“Estima-se remover e substituir todas as estruturas com amianto existentes em escolas localizadas nos territórios abrangidos pelos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisbo@ 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020”, lê-se no texto publicado em Diário da República.

O documento esclarece que o financiamento da retirada do amianto vai ser feito através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Na conferência de imprensa que deu após o Conselho de Ministros da passada quinta-feira, na qual foi aprovado o PEES, o primeiro-ministro anunciou esta iniciativa, explicando que o facto de as escolas estarem encerradas “é uma oportunidade única” para proceder à remoção do amianto.

“[Estas obras] têm todas as condições de serem imediatamente lançadas e realizadas nos próximos meses”, afirmou na altura o chefe do governo.

O Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado na quinta-feira pelo Conselho de Ministros, vigorará este ano para responder à crise provocada pela pandemia da covid-19.

O Governo vai aprovar na próxima terça-feira, dia 09 de Junho, a proposta de revisão do Orçamento do Estado de 2020 relacionada com a covid-19 que reflectirá o Programa de Estabilização Económica e Social.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Incêndios: Homem morre carbonizado em povoamento florestal em Abrantes

Um homem morreu hoje carbonizado num incêndio que deflagrou em Rio de…

IP encerra passagem de nível após segundo acidente mortal em apenas quatro anos

 Infraestruturas de Portugal encerrou esta sexta-feira, 24 de Abril, a passagem de…

Câmara de Santarém anuncia requalificação de vários arruamentos

A Câmara Municipal de Santarém anunciou recentemente a requalificação da Rua de…

Faleceu o professor Victor Pinto da Rocha

Realizaram-se hoje, segunda-feira, dia 29, as exéquias do professor e homem de…