O último sábado, 15 de Maio, marcou a retoma do futsal de formação do Vitória Clube de Santarém. O momento teve lugar num palco privilegiado, um dos maiores do país, o Pavilhão N.º 2 do Sport Lisboa e Benfica, cabendo ao escalão de Iniciados a honra de ser o primeiro a matar saudades da acção oficial dentro da quadra.

Nesta primeira aparição vitoriana no Torneio Nacional Sub-15 (prova de final de época organizada pela Federação Portuguesa de Futebol para os clubes que militam no principal Campeonato Nacional da categoria), o resultado, diante da forte equipa encarnada, saldou-se num desaire por 0-6, numa altura em que os azuis e brancos ainda procuram a sua melhor forma após um longo interregno competitivo de 14 meses.

O encontro assinalou ainda o regresso oficial do histórico Ivo Costa, um dos treinadores mais titulados e que mais vezes vestiu a camisola azul e branca, tendo cumprido na Luz o seu 226.º jogo oficial ao serviço do Vitória Clube de Santarém (167.º como técnico principal).

A equipa volta a entrar em acção no próximo domingo, às 15h00, na Nave de Santarém, diante do CRP Ribafria, num fim-de-semana em que mais escalões de formação regressarão à actividade oficial.

Juventude continua a brilhar nos seniores

Noutra esfera, continua o conto de fadas para as dezenas de jovens da formação que, esta temporada, já vivenciaram o sonho de vestir a camisola do escalão sénior masculino do Vitória Clube de Santarém.

No sábado, após dois triunfos consecutivas na semana anterior, a jovem equipa “B” de seniores do emblema vitoriano conseguiu nova entusiasmante vitória em Mação, na casa do GDR Carvoeiro, por 4-8, cimentando o segundo lugar na sua série, com golos de Francisco Maxi (4), David Caian (2), César Augusto e do juvenil Zé Miguel. Uma prestação de categoria de uma formação que, entre os 13 atletas utilizados, apresentou uma média de idades de 19,7 anos.

Ainda inferior seriam esses números no dia seguinte, em Ourém, com o técnico Paulo Antunes a colocar diante do Juventude Ouriense um grupo de jovens com uma impressionante média etária de 18,3 anos (!), que se bateu a grande altura com o valioso opositor. O desaire por 1-2 não traduz o domínio evidenciado pelos azuis de Santarém sobre a quadra ao longo de toda a partida, com a ineficácia na finalização a trair a juventude vitoriana.

No próximo fim-de-semana prossegue a luta pelo apuramento para o play-off do Campeonato Distrital da AF Santarém, onde só entram as duas melhores equipas de cada umas duas séries da prova: no domingo, às 17h00, a equipa “A” defronta Os Patos, em Santarém, com transmissão em directo na página oficial de Facebook do Vitória Clube de Santarém, ao passo que a formação “B” se desloca a Pinheiro e Cabiçalva, no sábado, para defrontar o Cercal.

Leia também...

Aquapaper de Abrantes na Praia Fluvial de Aldeia do Mato

Aventura em canoa está de volta à Albufeira de Castelo do Bode…

AFS Online Manager simula campeonatos distritais de Santarém em casa

Um grupo de amantes do futebol criou recentemente um torneio de futebol…

O maior e mais abrangente torneio de futsal de formação voltou a Santarém

O Vitória Clube de Santarém organizou nos passados dias 8, 9 e…

“O Benfica Activo abre a 11 de Setembro com uma semana gratuita para todos”

Domingos Almeida, vice-presidente do SL Benfica, garantiu nesta entrevista ao ‘Correio do…