O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Dádiva de sangue solidária no Correio do Ribatejo

Está a decorrer, até às 13:00, na sede do Jornal Correio do…

Alunos do ensino básico aprendem a poupar dinheiro e a valorizar a água de Santarém

No âmbito na aposta do Município de Santarém na oferta de recursos…

Samora Correia reclama estacionamento gratuito no Hospital de Vila Franca de Xira

Uma recomendação apresentada pelos autarcas independentes Nelson Lopes e Paula Rego, na…

Arrancou a 3ª edição do projecto INcluir – Oficinas para todos e para cada um

O projecto de inclusão social dinamizado pelo serviço de psicologia do Hospital…