O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Cartaxo aposta na literacia digital para o ensino pré-escolar

A Câmara Municipal do Cartaxo apresentou, no dia 20 de Maio, no edifício-sede do município, o projecto de literacia digital, orientado para o Ensino…

Governo cativa 60% das verbas da Turismo do Alentejo e Ribatejo

O deputado do PSD António Costa da Silva criticou o Governo por alegadamente ter cativado este mês cerca de 60% da verba a transferir…

Sobre os fundadores da S.R.O. de Santarém

Foram apagados da história. E continuam a sê-lo, quando os seus nomes são omitidos. E quando o seu papel é atribuído a outros, que…

Advogado positivo à covid-19 obriga Tribunal de Santarém a accionar o Plano de Contingência

As próximas sessões do julgamento de Tancos foram canceladas depois de um dos advogados ter testado positivo ao novo coronavírus, o que obrigou o…