O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Homem de 53 anos detido pela PSP para cumprir pena de três anos e três meses de prisão

Um homem de 53 anos de idade foi detido, no passado dia 10 de Junho, para cumprimento de três anos e três meses de…

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Almeirim

Um homem de 31 anos foi detido por tráfico de estupefacientes, no passado dia 10 de Julho, no concelho de Almeirim. No âmbito de…

Governo anuncia novas medidas de contenção à pandemia. Aumento de testes e novas limitações

O primeiro-ministro, António Costa anunciou novas medidas de prevenção e combate à pandemia da Covid-19 até 10 de Janeiro de 2022. O governante divulgou…

200 mil euros para os agentes culturais do concelho de Santarém

A Lista de Avaliação de Projectos Permanentes, Pontuais e Festivais, selecionados através do Programa de Apoio ao Associativismo e Agentes Culturais (PAAC) para o…