O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Material de campanha do BE vandalizado em Salvaterra de Magos

O Bloco de Esquerda (BE) de Santarém lamentou a vandalização do seu material de campanha durante a madrugada de ontem em Salvaterra de Magos,…

PSP detém 15 pessoas em operação contra o tráfico de droga e crime violento

Quinze pessoas foram detidas na terça-feira, 1 de Junho, na sequência de uma operação policial realizada em vários distritos do país no âmbito de…

Qualifica Portugal organiza Mercado de Natal em Santarém

A Associação Qualifica/oriGIn Portugal, vai organizar o Mercado de Natal Qualifica/oriGIn 2025, nos próximos dias 21, 22 e 23 de Novembro, no Mercado Municipal…

Tasquinhas animam Casével de 26 a 28 de Maio

A VI edição das Tasquinhas de Casével prometem muita animação, ao longo de três dias, com bandas, dj’s, concursos, festivais e muito mais. A…