O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Scalabis Night Race enche ruas de Santarém

A W Shopping Scalabis Night Race trouxe ontem milhares de pessoas às ruas de Santarém. A corrida nocturna, na distância de 10 Kms, foi…

Igreja pondera criar órgão de acompanhamento das instituições sociais no diálogo com Governo

A criação de um órgão de acompanhamento das instituições sociais da Igreja no seu diálogo com o Governo está a ser ponderado pelo episcopado…

Empresário de marisco detido em flagrante pela ASAE de Santarém

Por desobediência à ordem de suspensão de actividade.

Município da Chamusca apresenta projeto RUSCha – Uma Rede de Sabedoria

O Município da Chamusca apresentou recentemente, no cineteatro, o projecto RUSCha – Rede de Universidades Sénior do Concelho da Chamusca, numa iniciativa que marcou…