O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Correio Centenário:  A União faz a força

Dia grande para Santarém não podia deixar de ser aquele em que o seu mais representativo complexo desportivo se afirmou tão gloriosamente, enobrecendo não…

António Pedroso Leal sucede a Domingos Chambel na presidência da Direção da NERSANT

A NERSANT conta com novos Corpos Sociais para o triénio 2023-2025. A votação para a eleição dos mesmos realizou-se por escrutínio secreto, tendo decorrido…

Bombeiros de Alpiarça reforçam efectivo e recebem viatura de combate a incêndio renovada

Os Bombeiros Municipais de Alpiarça reforçaram no início deste mês de Abril, o seu efectivo com dois novos bombeiros sapadores estagiários e receberam uma…

Autoridades procuram jovem desparecido no rio Tejo em Santarém

As autoridades procuram um jovem de 15 anos de idade que desapareceu no rio Tejo, na tarde deste domingo, 13 de Junho, na Ribeira…