O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Santarém realiza no sábado, Dia Internacional dos Migrantes, uma sessão sobre as recentes alterações ao Processo de Regularização, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

A sessão destina-se a esclarecer as alterações introduzidas, nomeadamente à Lei da Nacionalidade, a divulgar a existência do Gabinete de Apoio ao Imigrante e às Minorias Étnicas (GAIME) do município escalabitano e a recolher testemunhos de imigrantes sobre a sua experiência de legalização.

Estrela Branco, do GAIME, disse à Lusa que, devido à situação pandémica, a sessão contará apenas com representantes das várias comunidades imigrantes, nomeadamente do Brasil, da índia, de Angola, do Nepal, da Guiné-Bissau e da Ucrânia, sendo objectivo que “passem a palavra”.

Em 2020, estavam registados como residentes em Santarém um total de 2.950 pessoas imigrantes, sendo a maior comunidade a brasileira (741), seguindo-se a romena (513), a indiana (448), a ucraniana (286), a paquistanesa (125) e a angolana (100).

Leia também...

Raposa junta 200 ciclistas provenientes de 15 equipas do País

A Raposa acolheu no passado dia 21 de Maio, o 2.º Encontro de Ciclismo promovido pelo CAJ – Clube Aventura Juvenil da Raposa, com…

Apreensão de armas em contexto de violência doméstica na Golegã

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no dia 21 de junho, apreendeu armas de fogo, armas brancas e diversas munições no âmbito de uma investigação…

Terceira edição virtual da Feira Empresarial da Região de Santarém irá ocorrer em Setembro

Com o objectivo de promover, não só a economia das empresas a si associadas, como da região no geral, irá decorrer durante todo o…

Autarcas sentem-se “defraudados” com perda de 5,2ME de fundos por “inação” do INIAV

Os autarcas da Lezíria do Tejo sentem-se “bastante defraudados” com a incapacidade revelada pelo INIAV para executar o projeto do Centro de Excelência para…