A Gala Vinhos do Tejo 2024 distinguiu, ontem à noite, na Ode Winery, Vila Chã de Ourique, os melhores vinhos e os melhores ‘actores’ da região neste sector, galardoando os agentes económicos inscritos na CVR Tejo nas categorias de Empresa Dinamismo, Empresa Excelência, Enólogo do Ano e Prémio Carreira, e, na edição deste ano, os premiados da 11.ª edição do Tejo Gourmet – Concurso de Vinhos e Iguarias, que se intercalam, ano sim, ano não, com os vencedores do Tejo Anima e do Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo.

Este ano, os vinhos Excelência foram o Falcoaria Tinto 2021 do Casal Branco e o Enóloga Branco 2022 da Planeurismo, Lda – Ode Winery.

O enólogo do Ano é, pela terceira vez nos últimos anos, Pedro Gil Franco da Adega do Cartaxo.

O Prémio Empresa Dinamismo foi este ano entregue à Adega Cooperativa de Almeirim e a empresa Excelência é a Quinta do Casal Monteiro.

O prémio Carreira foi entregue a Manuel Azoia Gabirra, que se fez representar na Gala.

De referir que, no que toca aos vinhos, a edição deste ano teve como novidade o prémio para o melhor monovarietal de Castelão, a casta rainha na produção de vinhos tintos, entregue à Quinta da Atela, pelo Casa da Atela Vinhas Velhas Castelão Tinto 2021, e na casta Fernão Pires, também com categoria de melhor monocasta, foi distinguido o Reserva das Pedras Fernão Pires, Branco 2018, da Quinta da Alorna Vinhos, SA.

Foram ainda eleitos cinco melhores vinhos nas categorias branco, rosé e tinto, consagrados com Grandes Medalhas de Ouro (Varandas Licoroso Branco 2010 da Adega Cooperativa de Almeirim, Senhora Companhia Vinho Novo Tinto 2023 da Companhia das Lezírias, SA, Dona Anca Grande Reserva, Tinto 2020 de Anca Martins, Reserva das Pedras Fernão Pires Branco 2018 da Quinta da Alorna Vinhos SA e o Bridão Late Harvest Branco 2022 da Adega do Cartaxo e atribuídas 27 Medalhas de Ouro e 39 de Prata.

O evento foi organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, em parceria com a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, a quem coube a produção do mesmo.

(Ler notícia desenvolvida na edição impressa do Correio do Ribatejo de 28 de Junho de 2024).

Leia também...

Milhares provam o vinho de Alcanhões na Rota das Adegas

A Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões 2024 teve ontem…

Vinhos do Tejo sobressaem na crítica internacional da publicação Robert Parker The Wine Advocate

Não há dúvidas que a performance dos Vinhos do Tejo tem vindo…

Vinhos do Tejo com pontuações “calorosas” em Agosto na Wine Enthusiast

De nove produtores do Tejo, há uma dúzia de vinhos em destaque…

Casta Fernão Pires em destaque em quatro novos Vinhos do Tejo

Tem sido bastante interessante ver a evolução dos Vinhos do Tejo, cada…