A ‘Gala Tejo’, que este ano chega à 10.ª edição, tem lugar no sábado, dia 18 de Maio, pelas 19h00, no Hotel dos Templários, em Tomar. Um evento anual, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo em parceria com a Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, e que tem como objectivo promover a marca ‘Vinhos do Tejo’, estimular a produção vínica de qualidade e dar a conhecer os néctares da região. Sem dúvida, um momento de união e confraternização entres os players do sector na região.

Uma cerimónia que acontece para premiar os melhores néctares da região, eleitos no âmbito do ‘Concurso Vinhos do Tejo’; as melhores empresas e profissionais do sector, com a atribuição dos ‘Prémios Vinhos do Tejo’ nas categorias ‘Empresa Dinamismo’, ‘Empresa Excelência’, ‘Enólogo do Ano’ e ‘Prémio Carreira’; e os vencedores do ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’.

‘Concurso Vinhos do Tejo 2019’ foi o mais concorrido de sempre: 183 néctares e 28 jurados

Com 10 anos de existência, a edição deste ano do ‘Concurso Vinhos do Tejo’ foi a mais concorrida de sempre, com 183 vinhos. O número maior coube aos tintos, com um total de 106 vinhos; seguiram-se 62 brancos, dos quais dois de colheita tardia e um frisante; um espumante; dez rosés, um deles frisante; e quatro licorosos. Osvaldo Amado presidiu ao Concurso, que este ano teve um painel de jurados com 28 elementos, entre enólogos, sommeliers, wine educators, críticos de vinho, bloggers e jornalistas. De destacar a excelente organização da competição, que este ano ficou confinada a um dia, sendo por isso mais complexa. A qualidade dos vinhos tem vindo, de ano para ano, a superar-se, esperando-se mais resultados cintilantes este ano.

Quase 60 restaurantes no ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ deste ano

Também a 9.ª edição do ‘Tejo Gourmet – Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’ teve número recorde, com 58 restaurantes inscritos. Com o objectivo promover a excelência na restauração, com destaque para a harmonização dos Vinhos do Tejo com uma gastronomia de índole tradicional, internacional e de autor, no dia 18 de Maio vamos ficar a saber quem são os vencedores nas seguintes categorias: ‘O Melhor Restaurante’, ‘Melhor Cozinha Tradicional’, ‘Melhor Cozinha de Autor’, ‘Melhor Cozinha Internacional’, ‘Melhor Casa de Petiscos’, ‘Restaurante Revelação’, ‘Melhor Promoção’, ‘Melhor Carta de Vinhos’, ‘Melhor Entrada’, ‘Melhor Prato’, ‘Melhor Sobremesa’. Isto para além dos medalhados com ouro e prata.

Leia também...

Prazo para concorrentes à ligação do Pego se pronunciarem volta a ser prolongado

O prazo para os concorrentes ao ponto de ligação à rede elétrica da central a carvão do Pego, em Abrantes, se pronunciarem sobre a…

Jovens agricultores podem candidatar-se até Setembro a ajudas no valor global de 2 ME

Os jovens agricultores do continente podem candidatar-se até 08 de Setembro a prémios à instalação, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020,…

Greve dos trabalhadores da CP e IP sem serviços mínimos

O tribunal arbitral do Conselho Económico e Social (CES) não fixou serviços mínimos na greve de sexta-feira, dia 25 de Junho, dos trabalhadores da…

Fábrica da Mitsubishi no Tramagal coloca os 400 trabalhadores em ‘lay-off’

A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) em Tramagal, Abrantes, colocou em ‘lay-off’ os seus cerca de 400 trabalhadores por um período previsível…