O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Santarém apreendeu mais de dois mil fármacos e identificou um homem de 44 anos e uma mulher de 41, por suspeita dos crimes de fraude sobre mercadorias, violação de exclusivo de patente, contrafacção, corrupção de substâncias alimentares ou medicamentosas e fraude fiscal, no dia 16 de Dezembro, em Fazendas de Almeirim.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, o desmantelamento da farmácia online de venda de fármacos ilegais decorreu na sequência de um investigação que decorreu durante cerca de seis meses. As autoridades apuraram que o casal importava e vendia fármacos ilegalmente, não certificados pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), assim como artigos estimuladores da libido e potenciadores sexuais.

A GNR está ainda a apurar a suspeita de que pudessem fabricar os próprios medicamentos, que depois vendiam através da internet e que são de composição desconhecida, o que poderia colocar em causa a saúde pública.

A GNR desmantelou toda a empresa, através da apreensão de diverso material, tendo ainda sido verificado que a “farmácia online” não se encontrava registada, estimando-se que tenha existido evasão fiscal na ordem de 250 mil euros desde 2014.

Os militares procederam a uma busca domiciliária, quatro buscas em veículos, uma busca em apartado de correio e outra em plataforma digital tendo apreendido 2100 comprimidos medicamentosos, 19 cremes e géis para potenciar a performance sexual, duas máquinas para fabricar blisters, um molde para fabricar blisters, uma impressora de estampagem e colagem de rótulos, cerca de 4 mil embalagens para acondicionar comprimidos, 940 euros em notas e moedas, documentos relativos a facturação e recebimento de quantias monetárias e diversos vales de dinheiro e cheques à ordem do suspeito.

Os dois suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Almeirim

A operação contou com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira e do INFARMED, e, com o reforço do Núcleo Técnico Pericial do Comando Territorial de Coimbra.

Leia também...

Mulher morre em colisão rodoviária na A1

Uma mulher, de 44 anos de idade, morreu na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um veículo ligeiro de…

Educação ambiental para a sustentabilidade no próximo ano lectivo no Cartaxo

Câmara Municipal quer implementar projecto, em parceria com juntas de freguesia, agrupamentos de escolas do concelho e associações de pais e encarregados de educação,…

Tribunais retomam hoje actividade regular

Os tribunais retomam esta quarta-feira, 3 de Junho, a realização de diligências presenciais, mas dirigentes do sector antevêem que o regresso à actividade normal…

Enfermeiro do Hospital de Santarém nomeado para prémio Europeu

O enfermeiro Gonçalo Vital, do Hospital Distrital de Santarém, está nomeado para o prémio Europeu  “Spirit of Execellence” promovido pela Angels Initiative Consultant. De…