A GNR tem detectado, em acções de fiscalização realizadas no distrito de Santarém, “inúmeras irregularidades no acondicionamento e transporte de bens agrícolas a granel”, bem como “graves deficiências mecânicas em muitos veículos” que fazem esse transporte.

Em comunicado, o Comando Territorial de Santarém da GNR refere, em particular, o transporte de uvas, milho, melão, melancia e, especialmente, o tomate, salientando que as infracções perturbam “a segurança rodoviária e a integridade física dos utilizadores da via”.

Entre as infracções mais comuns, aponta a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, a falta de inspecção periódica obrigatória, irregularidades na iluminação e sinalização, excesso de peso, libertação de detritos na via pública.

Frisando que as culturas sazonais “têm um peso anual importantíssimo na economia nacional, regional e local” e que “muitos milhares de portugueses e estrangeiros” veem reforçado, nesta actividade, o seu orçamento pessoal e familiar, a GNR afirma que tem estado “empenhada em sensibilizar a população no sentido de mitigar as irregularidades mais comuns”.

Leia também...

Tomar mantém orçamento na ordem dos 33 milhões de euros em 2019

A Câmara de Tomar vai contar em 2019 com um orçamento de 33,9 milhões de euros, semelhante ao que vigorou no presente ano (mais…

Iguarias e Vinhos do Tejo à prova em 58 restaurantes durante o mês de Fevereiro

A comida e o legado báquico são indissociáveis à boa mesa portuguesa. Com esse pressuposto, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e a Confraria…

Rede de serviços de transporte reforçada no Médio Tejo com arranque do ano lectivo

A rede de serviços de transportes públicos vai ser reforçada na região do Médio Tejo a partir de segunda-feira com o início do novo…

Técnico de informática detido pela PJ por crime de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve em flagrante delito, na passada quarta-feira, 20 de Março, um homem de…