A GNR iniciou esta sexta-feira, 20 de Dezembro, a Operação “Natal e Ano Novo” através do reforço do patrulhamento rodoviário nas estradas de maior tráfego do país com o objectivo de prevenir acidentes e garantir a fluidez do trânsito.

Para a operação, que termina a 5 de Janeiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai mobilizar diariamente cerca de 4600 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais para proporcionar uma deslocação em segurança aos utentes das estradas portugueses durante a época de Natal e Ano Novo.

A GNR, terá “especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores” e que por vezes, dão origem à sinistralidade grave.

Os militares da corporação vão estar “particularmente atentos” ao excesso de velocidade, manobras perigosas, ultrapassagens, mudança de direcção e de cedência de passagem, uso do telemóvel durante a condução, não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e uso do cinto de segurança.

Em comunicado, a GNR aconselha os condutores para que efectuem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, descansem convenientemente antes de efectuar a viagem e, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que sintam necessidade, efectuem paragens para descansar e adequem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário.

Aquela força de segurança sugere ainda que se mantenha a calma em situações de elevada intensidade de tráfego, que possam obrigar à circulação a baixa velocidade, e que se evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.

Leia também...

Antigo matador de touros Mário Coelho morreu aos 84 anos

O antigo matador de touros português Mário Coelho, “figura incontornável da tauromaquia…

Crematório de Santarém avança após parecer positivo da DGPC

A Direção Geral do Património Cultural –DGPC emitiu parecer favorável com vista…

PSP recupera moto 4 furtada há 12 anos

A Polícia de Segurança Pública recuperou um quadriciclo furtado na sexta-feira, 3…

Mação aprova por maioria orçamento de 16 milhões de euros para 2020

A Assembleia Municipal de Mação aprovou por maioria, com votos favoráveis do…