A GNR iniciou esta sexta-feira, 20 de Dezembro, a Operação “Natal e Ano Novo” através do reforço do patrulhamento rodoviário nas estradas de maior tráfego do país com o objectivo de prevenir acidentes e garantir a fluidez do trânsito.

Para a operação, que termina a 5 de Janeiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai mobilizar diariamente cerca de 4600 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais para proporcionar uma deslocação em segurança aos utentes das estradas portugueses durante a época de Natal e Ano Novo.

A GNR, terá “especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores” e que por vezes, dão origem à sinistralidade grave.

Os militares da corporação vão estar “particularmente atentos” ao excesso de velocidade, manobras perigosas, ultrapassagens, mudança de direcção e de cedência de passagem, uso do telemóvel durante a condução, não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e uso do cinto de segurança.

Em comunicado, a GNR aconselha os condutores para que efectuem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, descansem convenientemente antes de efectuar a viagem e, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que sintam necessidade, efectuem paragens para descansar e adequem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário.

Aquela força de segurança sugere ainda que se mantenha a calma em situações de elevada intensidade de tráfego, que possam obrigar à circulação a baixa velocidade, e que se evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.

Leia também...

Um homem detido e dois identificados por suspeita de tráfico de estupefacientes

A PSP deteve um homem de 59 anos e identificou outros dois indivíduos, de 46 e 52 anos de idade, no dia 19 de…

Museu Diocesano de Santarém há quatro anos a anunciar a memória cristã através da arte

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado dia 12 de Setembro. O Pe. Joaquim Ganhão, director do museu, falou…

PS é único dos ‘grandes’ a ter mais votos em Santarém e ganha um deputado

O PS foi o único dos quatro partidos que elegeram deputados no distrito de Santarém a conseguir subir em relação a 2015, com mais…

Tomar prepara candidatura da Festa dos Tabuleiros a Património Imaterial da Humanidade

A festa dos Tabuleiros, em Tomar, apresentou recentemente o inventário científico para integrar o Património Cultural Imaterial (PCI) nacional, sendo este “o primeiro passo”…