A GNR iniciou esta sexta-feira, 20 de Dezembro, a Operação “Natal e Ano Novo” através do reforço do patrulhamento rodoviário nas estradas de maior tráfego do país com o objectivo de prevenir acidentes e garantir a fluidez do trânsito.

Para a operação, que termina a 5 de Janeiro, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai mobilizar diariamente cerca de 4600 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais para proporcionar uma deslocação em segurança aos utentes das estradas portugueses durante a época de Natal e Ano Novo.

A GNR, terá “especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores” e que por vezes, dão origem à sinistralidade grave.

Os militares da corporação vão estar “particularmente atentos” ao excesso de velocidade, manobras perigosas, ultrapassagens, mudança de direcção e de cedência de passagem, uso do telemóvel durante a condução, não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares e uso do cinto de segurança.

Em comunicado, a GNR aconselha os condutores para que efectuem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, descansem convenientemente antes de efectuar a viagem e, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que sintam necessidade, efectuem paragens para descansar e adequem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário.

Aquela força de segurança sugere ainda que se mantenha a calma em situações de elevada intensidade de tráfego, que possam obrigar à circulação a baixa velocidade, e que se evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.

Leia também...

Prisão preventiva para empregada doméstica por vários furtos em residências no Cartaxo e Santarém

Um mulher de 53 anos de idade foi detida pela GNR, no…

Bispo de Leiria-Fátima alerta para as redes sociais e desemprego entre os jovens

O bispo de Leiria-Fátima deixou hoje um apelo para que os jovens…

Rede que assaltava estabelecimentos em Santarém desmantelada pela GNR

A GNR desmantelou uma rede criminosa que assaltou vários estabelecimentos comerciais na…

Santarém aprova a moção “Pela Liberdade de acesso aos Espetáculos de Cultura Popular Portuguesa”

O Município de Santarém aprovou, no dia 23 de Novembro, por unanimidade,…