O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR resgatou cinco cães que foram sujeitos a maus-tratos, no dia 7 de Junho, no concelho de Benavente.
Segundo o Comando Territorial de Santarém, os canídeos foram resgatados durante uma acção de fiscalização direccionada para as condições sanitárias e licenciamento de detenção de animais de companhia, tendo por base várias denúncias.
Nessa acção, os militares da Guarda detectaram cinco canídeos, nitidamente mal nutridos, com falta de cuidados veterinários, e sem condições de higiene e sanitárias. Dos cinco animais, apenas um possuía identificação electrónica, tendo todos sido recolhidos e encaminhados para as instalações do Canil Municipal de Benavente
A GNR identificou dois homens de 25 e 31 anos por maus-tratos a animais de companhia, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente. Foram ainda elaborados 28 autos de contra-ordenação relacionados com a falta de licença de detenção, identificação electrónica e vacinação anti-rábica.
A acção contou com o reforço do Destacamento Territorial de Coruche e dos Veterinários Municipais de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), recorda que tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.