O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR resgatou cinco cães que foram sujeitos a maus-tratos, no dia 7 de Junho, no concelho de Benavente.

Segundo o Comando Territorial de Santarém, os canídeos foram resgatados durante uma acção de fiscalização direccionada para as condições sanitárias e licenciamento de detenção de animais de companhia, tendo por base várias denúncias.

Nessa acção, os militares da Guarda detectaram cinco canídeos, nitidamente mal nutridos, com falta de cuidados veterinários, e sem condições de higiene e sanitárias. Dos cinco animais, apenas um possuía identificação electrónica, tendo todos sido recolhidos e encaminhados para as instalações do Canil Municipal de Benavente

A GNR identificou dois homens de 25 e 31 anos por maus-tratos a animais de companhia, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Benavente. Foram ainda elaborados 28 autos de contra-ordenação relacionados com a falta de licença de detenção, identificação electrónica e vacinação anti-rábica.

A acção contou com o reforço do Destacamento Territorial de Coruche e dos Veterinários Municipais de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), recorda que tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.

Leia também...

Greve dos trabalhadores dos RSU da Câmara de Santarém com 90% de adesão (C/VÍDEO)

Os trabalhadores do sector da recolha de resíduos sólidos urbanos da Câmara de Santarém manifestaram-se na manhã desta quinta-feira, 20 de Maio, em frente…

Governo antecipa alívio de restrições relativas à covid-19

Taxa de vacinação de 70% decisiva.

GNR levanta 30 autos de contraordenação por falta de cobertura em poços

O Núcleo de Protecção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Tomar levantou 30 autos de contraordenação durante os meses de Novembro e Dezembro numa…

Biblioteca de Benavente acolhe exposição “El Camino: Passos De Um Eterno Devir”

A Biblioteca Municipal de Benavente acolheu a exposição “El Camino: Passos de um eterno devir”, de Isabel Brito Fonseca. A exposição sai do domínio…