O Município da Golegã, a convite da Diocese de Santarém e em articulação com as Paróquias de Azinhaga, Golegã e Pombalinho, acolhe a exposição comemorativa dos 50 anos de criação desta diocese, instituída pela Bula Apostolicae Sedis Consuetudinem do Papa Paulo VI, datada de 16 de julho de 1975.

Um percurso narrativo que pretende dar a conhecer a matriz identitária deste território eclesiástico, dos fiéis e das comunidades onde se inserem, bem como das diversas dinâmicas pastorais, num exercício de comunhão enquanto momento de louvor e glorificação.

Organizada em 7 núcleos distintos que cruzam informação textual, fotográfica, iconográfica e multimédia com objetos artísticos, documentais, devocionais e históricos, numa relação que pretende informar o visitante, através de um discurso acessível e didático, acerca do percurso de fé da Diocese e das suas comunidades, não esquecendo a forma como hoje cada cristão é chamado a fazer parte deste projeto.

O programa cultural desta comemoração jubilar compreende ainda uma exposição temporária “À luz da fé: memórias religiosas goleganenses” com fotografias de Carlos Relvas, patente de 23 de maio a 25 de julho na Casa-Estúdio Carlos Relvas, uma visita orientada pelo Dr. António Matias Coelho, à igreja matriz da Golegã, no dia 1 de junho pelas 15h30, e por um concerto celebrativo, pelo Coro Polifónico da Associação Cultural Cantar Nosso e pela Sociedade Filarmónica Goleganense 1º de janeiro, a 14 de junho pelas 16h00 na igreja matriz da Golegã.

Leia também...

Forcados Amadores do Cartaxo: Amor pela sua terra e respeito pelas tradições faz Grupo ser uma realidade

O Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo (GFAC) tem tido, ao longo da sua história, momentos altos e baixos. Graças a um grupo de…

Artesão de Santarém leva arte do Bunho a Lisboa

O Summer Camp de tecnologias de cestaria portuguesa junta cinco artesãos a estudantes de design e arquitetura, provenientes de cinco países, na arte de…

Reconhecida “Utilidade Pública” à associação cultural Ephemera

Por despacho publicado no Diário da República, na passada semana, foi reconhecido o estatuto de “Utilidade Pública” à Associação Cultural Ephemera, com sede na…

Teatro Sá da Bandeira recebeu ópera cómica multimédia que confronta o interior e a tecnologia

O Teatro Sá da Bandeira recebeu no sábado, 11 de Janeiro, o Quarteto Contratempus com o espectáculo “Simplex”, uma ópera cómica multimédia que relaciona…