Em 2020/21, o futsal do Vitória Clube de Santarém tem batido todos os recordes de juventude! No passado sábado, com apenas 16 anos e 8 horas de vida, o talentoso esquerdino vitoriano João Coelho balançava as redes no Pavilhão de Pinheiro e Cabiçalva, diante do Cercal.

O jovem atleta sabia que, em dia de aniversário, estava a oferecer a si próprio uma prenda muito especial: o passaporte para a eternidade do 2º maior clube de Portugal em número de atletas de futsal e, certamente, do distrito de Santarém, ao se tornar o mais jovem de sempre da modalidade a marcar um golo no escalão sénior masculino!

Escassas duas semanas depois de o também sub-17 Zé Miguel, aos 16 anos e 333 dias de idade, ter logrado bater o mesmo recorde, a façanha foi agora destronada por aquele que é mais conhecido no mundo futsalístico por JP e que ainda vive o seu primeiro ano no escalão de juvenis, assumindo-se já simultaneamente como peça preponderante na jovem, mas muito ambiciosa, equipa sénior do Vitória, que visa alcançar altos voos no curto prazo com base nos produtos que vêm despontando do trabalho de formação realizado na última década.

Com algum atraso chegaria, no dia seguinte, o golo de outro juvenil, Rodrigo Ramos, que, com o tento apontado diante do Clube Desportivo Os Patos, conseguiu o segundo melhor registo de sempre do emblema azul e branco, aos 16 anos e 156 dias de vida.

Seniores vencem CD Os Patos

Em termos competitivos, o golo de JP acabaria, porém, por não se traduzir em pontos, com a equipa B do emblema vitoriano a escorregar no peculiar e complicado reduto do Cercal, por 3-7, resultado que, apesar de tudo, não retira o conjunto orientado por Paulo Antunes do 2º lugar da sua série.

Já no domingo, o jovem tornaria a entrar em campo para ajudar a equipa A do clube a rubricar uma exibição de gala e infligir uma derrota por 5-3 ao histórico Clube Desportivo Os Patos, emblema do Rossio ao Sul do Tejo com larga tradição no futsal do distrito.

Um triunfo que se repete pelo segundo ano consecutivo e que, desta feita, contou com a participação de 10 atletas oriundos dos escalões de formação do clube, casos dos autores dos golos: Luís Menino, com um hat-trick, João Peitaço e o atrás citado juvenil Rodrigo Ramos.

Leia também...

Escola Superior de Desporto debate presente e futuro do Surfing em Portugal

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, promove um debate sobre o presente e o futuro do Surfing…

A caminho da quarta final da Taça de Portugal entre Braga e FC Porto

O FC Porto venceu ontem a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal 2022-2023, que era jogada na casa do Famalicão. Os espanhóis,…

União de Almeirim reforça a liderança num derbi morno contra o Fazendense

Foi morno o derbi concelhio entre União de Almeirim e Fazendense, onde a vitória a caiu para a equipa da casa já na segunda…

Rio Maior Sports Centre vai regressar gradualmente à actividade

No Rio Maior Sports Centre (RMSC) as próximas semanas serão de regresso progressivo e gradual à actividade, com a data de abertura marcada para…