Em jogo para acerto de calendário (esta jornada havia sido adiada devido a problemas técnicos no avisão que transportava a equipa escalabitana), a U. Santarém deslocou-se aos Açores para defrontar o Lusitânia, terminando num empate a uma bola.

A equipa unionista não podia ter desejado melhor forma de iniciar o encontro, com Gustavo França a inaugurar o marcador logo aos 45 segundos. Um mau passe de Kaylan intercetado por Diogo Balau permitiu a Gustavo França receber a bola e fletir para o interior da área, aguentando bem a carga de dois defesas e finalizar na cara de João Monteiro.

Mas a resposta do Lusitânia não se fez tardar. Logo aos 6 minutos, Celso Sidney apontou um livre direto e restabeleceu a igualdade. Um golo com muita sorte à mistura, uma vez que a bola sofreu um desvio na barreira que traiu o guardião Gustavo Galil. Este foi o primeiro golo sofrido pela turma escalabitana nesta fase.

Aos 9 minutos, Ricardo Isabelinha fez uma grande arrancada sobre o lado esquerdo do seu ataque, deixando vários adversários pelo caminho e rematou com perigo à baliza de Galil, valendo um belo corte de Kauan que desviou a bola ligeiramente por cima. Respondeu de imediato a U. Santarém, com Manu a servir Gustavo França que, um pouco à imagem do golo que marcou, penetrou no interior da área adversária, aguentando, uma vez mais, o choque dos adversários e, já no ângulo apertado, rematou para boa intervenção do guarda-redes da casa.

Após este início de loucos, o jogo foi perdendo o gás com o decorrer do tempo. Ao minuto 25, Manu teve uma boa chance para devolver a vantagem à equipa unionista, mas a receção não foi melhor e rematou já numa posição difícil, valendo uma boa interceção de Derick, que evitou que a bola seguisse em direção à baliza. À passagem da meia-hora, Diogo Balau tentou a sua sorte de longe, mas a bola saiu ao lado e sem grande perigo.

Mesmo em cima do intervalo, Gustavo Galil brilhou por duas vezes entre os postes. Primeiro, aos 44 minutos, com uma boa defesa após remate potente de Ricardo Isabelinha ao primeiro poste. Depois, aos 45+1’, voo espetacular do guardião brasileiro após remate de fora de área de Celso Sidney. Dava a sensação de que a bola ia por cima, mas fez um arco descendente em direção à baliza e Galil teve de voar e esticar-se todo naquela que foi a defesa da tarde.

O segundo tempo foi muito mais morno, com a posse de bola a ser muito disputada no meio-campo, o que se traduziu num claro decréscimo nas oportunidades de golo, que acabaram por ser muito escassas.

Ainda assim, logo aos 49 minutos, Hamed desmarcou Manu no interior da área com um passe picado, mas o extremo angolano tentou um remate acrobático que saiu fraco e à figura de João Monteiro.

Foi preciso esperarmos pelo minuto 75 para voltarmos a assistir a uma oportunidade de golo, a primeira (e única) do Lusitânia na segunda parte. Didier Mosquera apareceu ao segundo poste e rematou para boa defesa de Galil. A bola foi parar depois aos pés de Celso Sidney que, na recarga, rematou para corte de Rafael Alcobia mesmo em cima da linha, impedindo, deste modo, a cambalhota no marcador.

A última situação de golo surgiu já em cima do minuto 90, com André Vieira a apontar um livre direto para boa defesa de João Monteiro.

Como já foi dito, os primeiros 10 minutos foram frenéticos e emocionantes, mas o jogo rapidamente perdeu o seu fulgor e o empate acaba por se justificar, embora tenha ficado a sensação de que os unionistas podiam ter feito melhor no último terço.

A U. Santarém mantém o 2º lugar nesta Fase de Manutenção com 16 pontos (a Académica é líder com 17), mais 7 sobre a linha de água. Na próxima jornada, que marca o arranque da 2ª volta, agendada para dia 29 de março, às 16H00, a U. Santarém recebe o Sp. Covilhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

‘Tata’ Martins apurada para os Jogos Olímpicos 

A ciclista ribatejana Maria Martins garantiu o apuramento para os Jogos Olímpicos…

Santarém no 9th World Fudokan Karate Championships 2023

A World Fudokan Federation Sport, parte desportiva da World Fudokan Federation Traditional…

Atletas do Clube de Natação de Torres Novas marcam presença no Test Event dos Jogos Olímpicos de Paris

Ricardo Batista e Maria Tomé, atletas do Clube de Natação de Torres…

Escola de Pontével recolhe bicicletas usadas para ensinar alunos

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I, em Pontével, concelho do Cartaxo,…