O Governo aprovou esta semana três novas centrais solares sem subsídios pagos pelos consumidores, que serão promovidas pela Escalabis Solar, num investimento de 81 milhões de euros para uma capacidade instalada total de 145,5 megawatts.

“O Governo já autorizou mais de mil megawatts de energia solar sem que as famílias portuguesas tenham de pagar qualquer tipo de subsídio na fatura de electricidade, sem tarifas ‘feed-in’ [sem apoios à produção]. Estas novas centrais inserem-se na mudança de paradigma de redução de custos no sistema eléctrico nacional que o Governo tem vindo a implementar: Renováveis sim, mais custos para as famílias não”, disse o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, em comunicado.

As centrais (de Alforgemel, Casal do Paul e Encarnado) vão localizar-se em Almoster. Segundo o Governo, cada um destes parques vai ter 161,67 mil painéis fotovoltaicos, num total conjunto de 485 mil painéis fotovoltaicos.

A potência de cada central vai atingir os 48,5 megawatts, com a capacidade instalada combinada dos três parques a alcançar os 145,5 megawatts.

Segundo o Governo, será a Escalabis Solar a empresa promotora dos parques, que prevê efectuar um investimento de 27 milhões de euros em cada um, com o montante total a atingir os 81 milhões de euros.

“As centrais solares aprovadas no passado vão custar só este ano cerca de 134 milhões de euros às famílias, com os consumidores a pagarem mais de 300 euros por megawatt hora por esta energia, o valor mais elevado entre as diferentes fontes de electricidade subsidiadas em Portugal”, afirmou o secretário de Estado da Energia.

Segundo o Governo, Portugal está “em linha” para cumprir até 2020 a sua meta de 31 por cento de incorporação de energias renováveis no consumo final de energia.

A meta europeia para 2030 foi recentemente fixada nos 32 por cento, mas o Governo continua a defender metas mais ambiciosas, de 40 por cento até 2030, “mas sem que as novas centrais tenham de ser pagas pelos consumidores”, segundo o secretário de Estado da Energia.

Leia também...

202 grupos de 40 países na peregrinação internacional de Fátima

A peregrinação internacional de Maio ao Santuário de Fátima termina esta segunda-feira, numa celebração presidida pelo cardeal filipino e presidente da Cáritas Internacional, Luis…

Documentário sobre Cesária Évora abre programação de cinema do Cineclube de Santarém

A programação de cinema para o mês de Março do Cineclube de Santarém arranca no dia 01 com a exibição de um documentário sobre…

Trabalhadores da Dia Minipreço em luta por melhores condições laborais em Torres Novas

Os trabalhadores do armazém de Torres Novas da Dia Portugal esta sexta-feira, 31 de Janeiro, em greve, numa acção de luta dinamizada pelo CESP…

Área da Juventude de Santarém envolvida em parceria internacional

Entre 25 e 28 de Julho foi iniciado o projeto internacional “Cities for Youth”, em parte financiado pela União Europeia, na cidade de Starachowice,…