A Câmara de Coruche recebeu do Governo a informação de que o Comando do Destacamento Territorial da GNR vai permanecer no concelho, anunciou a autarquia, após uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna.
O presidente do município, Nuno Azevedo (PS), reuniu-se na quinta-feira com Telmo Correia para discutir a requalificação do posto local da GNR e o reforço da segurança no concelho.
Segundo uma nota divulgada pela autarquia, “durante a reunião o presidente da Câmara transmitiu a preocupação do município perante informações que sugeriam a possibilidade de o Comando do Destacamento Territorial de Coruche vir a ficar sediado noutro concelho”.
Contudo, o secretário de Estado assegurou que o comando do destacamento “permanecerá em Coruche”, tal como as restantes “valências da Guarda Nacional Republicana”.
A preocupação com o futuro do Comando do Destacamento Territorial de Coruche ganhou visibilidade nas últimas semanas, após surgirem publicamente informações que apontavam para a possibilidade de a unidade ser transferida para outro concelho – Benavente ou Salvaterra de Magos.
A autarquia adiantou ainda que foi confirmado pelo secretário de Estado que estão a decorrer diligências para que os trabalhos de requalificação do posto da GNR fiquem concluídos até ao final do ano.
As obras em curso no quartel preveem alojamentos para os militares do destacamento e espaços para o projeto Escola Segura e o Núcleo de Investigação Criminal.
“Foi também abordada a necessidade de reforçar a presença e os meios de segurança no concelho, nomeadamente através da afetação de mais recursos aos postos de Coruche e do Couço e do reforço dos mecanismos de fiscalização de roubos em explorações florestais, designadamente de cortiça e pinhas”, é descrito na nota.
A Câmara Municipal de Coruche garantiu que continuará a manter o diálogo institucional com a Secretaria de Estado da Administração Interna.
