O Governo estendeu o programa Destilação de Crise para 2021, com a dotação de 10 milhões de euros, destinado à destilação de vinho DO e IG, para a produção de álcool com fins industriais e energéticos, foi hoje anunciado.

“O Ministério da Agricultura já abriu as candidaturas à Destilação de Crise para 2021, com o objectivo de apoiar a destilação de vinho DO [Denominação de Origem] e IG [Indicação Geográfica], para a produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfecção ou fármacos) ou para fins energéticos”, lê-se numa nota enviada pelo Governo.

O programa tem uma dotação de 10 milhões de euros e junta-se às medidas que o Ministério da Agricultura tem lançado desde o ano passado, para ajudar o sector do vinho a minimizar os efeitos da crise pandémica.

“É determinante que se mantenha a valorização dos produtos vitivinícolas, nomeadamente do vinho – que tem tido uma dinâmica notável nas exportações –, o que requer que sejam mobilizados instrumentos para sustentar o incremento de valor na fileira e minimizar o impacto da crise no valor das uvas”, referiu a tutela, na mesma nota.

PUBLICIDADE

Para a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, estas medidas excepcionais “pretendem contribuir para manter a vitalidade notável que o sector do vinho tem revelado”.

As candidaturas a esta medida poderão ser submetidas pelos destiladores, no ‘site’ do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIVV), até ao dia 26 de Julho.

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Moinho de Fau e Restaurante no Jardim das Portas do Sol colocados em hasta pública

A Câmara Municipal de Santarém vai realizar um hasta pública, no próximo…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…